31 de julho de 2014 A Café Utam acaba de passar pelo processo de recertificação do Programa de Qualidade do Café (PQC) da Associação Brasileira de Café (ABIC) e foi aprovada em todos os quesitos avaliados. A auditoria foi realizada pela Fundação Vanzolini nos dias 23 e 24 de julho na matriz (em Ribeirão Preto) e filial (Piumhi) da empresa. O novo selo vale até outubro de 2016. A certificação é oferecida às torrefadoras que são aprovadas pela avaliação de qualidade. Uma das finalidades do programa é informar a qualidade do café que é vendido no varejo, além de permitir que o consumidor identifique o tipo de grão utilizado por cada marca e, com isso, escolher o sabor que mais agrada. O PQC faz auditoria das marcas certificadas, coletando amostras dos produtos no mercado e analisando-as em laboratórios credenciados. São oferecidos três tipos de selos somente para as torrefadoras que atingirem, na avaliação do PQC, notas acima de 4,5. Para conseguir o selo tradicional, o café precisa de uma nota mínima de 4,5 pontos. O Selo Superior vai para o produto com nota de6,0 a7,2 pontos e o Selo Gourmet, atribuído ao produto que alcançar nota de7,3 a10 pontos. A Utam validou neste ano o selo para os dez produtos que foram inscritos para a avaliação da entidade nacional. Os produtos classificados foram: Utam Tradicional, Utam Extra Forte, Utam Classic a Vácuo, Ribeirão Almofada, Ribeirão a Vácuo, Nilza Almofada, Nilza a Vácuo, Biagini Almofada e Biagini a Vácuo. Já o Utam Espresso Gourmet Grãos recertificou o Selo Gourmet. As indústrias que se inscrevem no Programa também recebem avaliação nas instalações, condições de trabalho e em toda a linha de processo industrial. “A auditoria conduz as companhias para organizarem um trabalho de boas práticas de fabricação e nos posiciona num pool de qualidade, o que sempre estimula a melhoria de processos internos, mantendo a qualidade que nossos clientes merecem”, explica a diretora da Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho. Os itens avaliados são: Infra Estrutura e Áreas Externas; Banheiros e Vestiários; Compra e Armazenamento de Café; Blendagem; Torração; Moagem; Embalagem e Expedição; Controle de Pragas; Rh e Ambiente; Gestão da Qualidade. Em relação ao ano de2012, aUtam conseguiu uma significativa melhora nos itens “Banheiros e Vestiários” e “Compra e Armazenamento de Café”. Verbo Nostro Comunicação Planejada
Publicado em: 31/07/2014 por Café UTAM S.A.