Noticias

Um brinde ao nosso café com música!

Já imaginou como seria um show musical dedicado especialmente a este Dia Nacional do Café (24 de maio)? Para montar o set list, basta visitar o vasto repertório da MPB - Música Popular Brasileira ou de outras nacionalidades e logo se encontra o café nas canções. São diversos os compositores e intérpretes que usaram a bebida como inspiração e hoje poderiam subir ao palco para essa celebração.  Pois é, esse show seria bem eclético, com MPB, forró, sertanejo, pop e até o rock and roll.

Já que a data tão esperada pelo setor caiu numa sexta-feira, a redação do nosso portal preparou uma playlist com músicas que falam ou citam a bebida em suas letras - para ouvir, cantar, dançar e curtir o dia, desta bebida, que é a verdadeira paixão dos brasileiros. Isso a gente afirma com orgulho.

Nosso brinde é com uma xícara especial de café nas mãos e um fone nos ouvidos!

Playlist – Dia Nacional do Café
Café | Luiz Gonzaga
Em 1950, o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, produziu uma canção que refletia também sobre a ascensão da cultura cafeeira no Brasil. Na música “Café”, Gonzagão como ficou conhecido, levou a bebida até a pista de forró.

Confira trecho da música:
“Antigamente / O café num dava preço / Isso era no começo / No Brasil do Imperador / Mas hoje em dia / Tá na moda, é nosso fraco / Inté mesmo o puxa-saco / Hoje é puxa-cuadô / Vejam vocês / Quase todo mundo diz / Que o Brasil só é feliz / Se o café tiver valor”.

Café da Manhã | Roberto Carlos
Duas décadas depois, em 1970, Roberto Carlos aguçava o romantismo dos amantes com a música “Café da Manhã”, que se tornou tema de milhares de casais apaixonados no Brasil por um bom tempo.

“Amanhã de manhã / Vou pedir um café pra nós dois / Te fazer um carinho e depois / Te envolver em meus braços ...”.

The Coffee Song | Frank Sinatra
Quem imaginou que um dos maiores artistas de todos os tempos dedicaria uma de suas músicas ao café brasileiro. Foi na letra de “The Coffee Song” que Frank Sinatra destacou, nas primeiras décadas do século XX, o domínio do Brasil no comércio do grão – na época o país representava mais da metade da produção mundial do produto.

Em tradução livre:
“...Lá entre os brasileiros / Os grãos de café aumentam aos bilhões / Então, eles têm que achar xícaras extras para encher / Eles têm uma quantidade absurda de café no Brasil (…) / Eles têm uma quantidade absurda de café / uma quantidade absurda de café / Cara, eles têm um montão de café no Brasil”.

Não é Fácil | Marisa Monte
Já nos anos 2.000, foi a vez de Marisa Monte trazer o café sem açúcar para narrar a tentativa de esquecer um grande amor. A canção “Não é Fácil”, um grande sucesso na época, fez o Brasil inteiro cantar.

Lembra desta?
“Todo dia de manhã / Enquanto eu tomo meu café amargo / É, ainda boto fé / De um dia te ter ao meu lado / Na verdade, eu preciso aprender / Não é fácil, não é fácil / Onde você anda? / Onde está você? / Toda vez que saio / Me preparo pra talvez te ver / Na verdade, eu preciso esquecer / Não é fácil, não é fácil”.

Café Coado | Michel Teló
Um dos principais artistas da nova geração, Michel Teló, usa o café em uma de suas canções para relembrar da infância e dos lugares por onde passou. Em “Café Coado”, o cantor traz o dia a dia das casas pelo interior, com pão de queijo, bolo de fubá e um bom café coado no copo americano.

Quem conhece?
“Cheiro de café coado / Manhã de sol de setembro / Meu canto, meu chão / É aqui que eu me entendo / Cheiro que me traz de volta / Pras brincadeiras de criança / Pão de queijo pra acompanhar / Igual ela no meu oiá”.

Cup of Coffee – Garbage
Saindo do sertanejo e indo para o rock noventista, encontramos a música cafeinada que bombou na época. A canção “Cup of coffee” conta (e canta) o fim de um relacionamento anunciado em meio a uma xícara de café.

Já ouviu esse hit?
A tradução cai logo numa xícara de café, quer ver?

“Você diz que não me ama / Enquanto tomávamos uma xícara de café / E eu tenho que desviar o olhar / Mais de um milhão de quilômetros entre nós / Planetas colidem e viram pó / Simplesmente deixo desaparecer (…) / Levou uma xícara de café / Para provar que você não me ama”.

Crie sua playlist
Outros artistas já usaram o café como inspiração ao compor suas canções. Do passado à atualidade, a bebida está presente em diversas músicas. Ouça algumas delas aqui e insira as preferidas na sua playlist!

Noel Rosa - “Conversa de Botequim”
Jorge Ben Jor - “Café”
Bob Dylan - “One More Cup of Coffee”
Vinícius de Moraes - “Samba do Café”
Red Hot Chili Peppers - “Coffee Shop”
Leci Brandão - “Café com Pão”
Katy Perry - “A Cup of Coffee”
Alessandra Freire - “Aldeia Brasil”
Stefano - “Café

Promoção exclusiva
Gostou do nosso playlist? Bora ouvir! E tem mais, para comemorar esse dia que a gente ama, o Grupo Utam preparou uma promoção que vale de hoje (24 de maio) até o próximo domingo (26). Neste período, as compras acima de R$ 100,00 levam uma lata de Café Fazenda Santa Alcina de 250g como brinde.

Os cafés da linha Fazenda Santa Alcina são especiais, com sabor marcante e repletos de histórias, pois são cultivados acima de 1.000 metros de altitudes em lavouras certificadas, levando para todo o Brasil a qualidade que conquistou o mercado.

A linha atende diversos públicos amantes de café, em qualquer das quatro apresentações. Em grãos torrados, o consumidor vive nossa principal essência, para quem gosta de moer o café na hora de extrair. Torrado e moído já é para quem prefere mais praticidade na hora do preparo. Assim com as cápsulas monodoses, que extraem o espresso perfeito em xícara. E, para os aventureiros, workaholics e coffeelovers em geral que não param em casa, o Drip Coffee é a opção ideal de café coado para você levar por onde for. Visite nossa loja Utam.

Publicado em: 24/05/2024 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias

8 mil pessoas visitaram o estande do Grupo Utam na 39ª Fispal Food Service

O Grupo Utam, mais uma vez, marcou presença no Espaço Café da Fispal Food Service, que aconteceu de 11 a 14 de junho, no ExpoCenter Norte, em São...
Veja Mais.

Grupo Utam participa do V Encontro de Negócios e Tendências na Panificação e Food Service

No dia 27 de junho, quinta-feira, às 13h30, o Senai de Ribeirão Preto (Rua Capitão Salomão, 1813, nos Campos Elíseos) sedia o “V Encontro...
Veja Mais.

Grupo Utam apresenta novidades em seu estande na 39ª Fispal Food Service

Começa em São Paulo na próxima terça-feira (11/6) um dos maiores eventos do mercado de alimentos: a 39ª Fispal Food Service – Feira...
Veja Mais.

Copyright © 2024 Café Utam
Telefone:
Matriz: Ribeirão Preto - SP – 16 2101 3101
Filial: Piumhi - MG – 0800 591 3747
São Paulo - 11 3660 1760
Belo Horizonte - 31 3416 7774
Informações da Empresa
Contato
Sugestão/Crítica
logo PI