22 de dezembro de 2015
Os cafés em Paris tornaram-se um símbolo da capital francesa, que já na segunda metade do século 17, sob o reinado de Luis XIV, contava com uma população de meio milhão de habitantes e vivia uma época de efervescência cultural e científica, e de grandes melhoramentos urbanos.
Hoje, Paris, continua sendo o lugar onde intelectuais se reúnem, além de estudantes, artistas e turistas escolherem a cidade para estudos ou passeios. Mas, para os amantes de um bom cafezinho, selecionamos os mais conhecidos cafés da capital e que merecem uma visita uma vez na vida.
O primeiro deles é o "Procope", conhecido como o café mais tradicional da capital francesa, O local conserva claros vestígios que remontam ao século XVII, como o chapéu de Napoleão e os diplomas de época. Mas se você pensa que lá só vai encontrar café, está enganado: há diversos pratos, como o clássico Coq au Vin “Ivre de Juliénas”, e o bem-humorado Boeuf des “Révolutionnaires” (Carne dos Revolucionários) – nada mais que um filé de carne com escalope de foie gras.
Outro que não deve deixar de se ver é o "Café de la Paix". Com arquitetura chamativa, cheia de colunas em mármore, afrescos e lustres gigantes, o Café de la Paix é uma versão mais chique. Ele faz sucesso desde sua criação, em 1862, quando foi inaugurado junto ao Grand Hotel (hoje InterContinental Paris Le Grand), em meio às reformas urbanas conduzidas pelo prefeito Haussmann. Hoje, praticamente só se veem turistas ali, mas por suas salas já passaram intelectuais e celebridades como Émile Zola, Oscar Wilde, Guy de Maupassant, Joséphine Baker e Marlène Dietrich.
Já o Café Les deux Moulins, situado no coração de Montmartre, é um típico café francês e por isso mesmo ele foi escolhido por ser um dos lugares mais importantes do filme “O fabuloso destino de Amélie Poulain”. A atriz Andrey Tautou encarnava a personagem mais importante que trabalhava nesse café e é ali onde as principais cenas do filme acontecem.
Para os brasileiros que passam pela cidade, o Caféothèque está em todas as listas dos melhores cafés de Paris. Uma das fundadoras deste Café/Escola é Gloria Montenegro, expert cafeóloga e diretora da École des Cafés. Ali pode-se encontrar o tradicional café brasileiro, vindo do interior de São Paulo.
Poder apreciar nosso café em um cenário francês é muito gratificante. Indo a Paris, não deixe de visitá-los!
Fonte: Conexão Paris - Adaptado por Verbo Nostro Comunicação Empresarial
Publicado em: 23/01/2015 por Café UTAM S.A.