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Conheça os produtos Utam recertificados pelo selo da ABIC

07 de agosto de 2012 Após passar pelo processo de recertificação do Programa de Qualidade da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), a Café Utam S/A revalidou o selo para os dez produtos que foram inscritos para a avaliação da entidade nacional. Os produtos classificados como Tradicionais foram: Utam Tradicional, Utam Extra Forte, Utam Classic a Vácuo, Ribeirão Almofada, Ribeirão a Vácuo, Nilza Almofada, Nilza a Vácuo, Biagini Almofada e Biagini a Vácuo. Já o Utam Espresso Gourmet Grãos recertificou o Selo Gourmet. A diretora presidente Ana Carolina Soares de Carvalho ressalta que a empresa tem investido constantemente em inovações tecnológicas e focado na modernização do parque industrial. As iniciativas da Café Utam vão ao encontro das diretrizes do programa de qualidade da ABIC, que tem a proposta de agregar valor e ampliar o consumo a partir da melhoria contínua dos cafés. De acordo com a entidade, este é o único programa de qualidade de café torrado e moído do mundo, sendo que as demais certificações avaliam apenas o café verde. “Ao todo, a ABIC possui três selos: o Tradicional, o Superior e o Gourmet”, explica a diretora. Ela avalia que ter sido aprovada pela certificação nacional garante ainda mais o comprometimento de qualidade com os consumidores da empresa. Os Selos Segundo a ABIC, a importância do selo atinge todos os elos da cadeia cafeeira. Para as indústrias, a vantagem está na possibilidade de melhor focar seu negócio, lançando ou reposicionando suas marcas de acordo com o perfil de seus consumidores. Para o varejo, é um diferencial importante poder ofertar cafés certificados e uma garantia no quesito Segurança Alimentar. Para os consumidores, as categorias têm um papel também educativo: fazê-los descobrir que café não é tudo igual, que existem diferenças, inclusive entre as marcas produzidas por uma mesma empresa e que existem cafés para todos os gostos e bolsos. Cada produto escolhido pela torrefadora recebe uma das três categorias de acordo com a nota final da avaliação, em uma escala de zero a dez. Na categoria do Selo Tradicional, o café precisa de uma nota mínima de 4,5 pontos. O Selo Superior vai para o produto com nota de 6,0 a 7,2 pontos, e o Selo Gourmet, atribuído ao produto que alcançar nota de 7,3 a 10 pontos. A pontuação é feita conforme a ficha técnica da ABIC, que verifica tipo de café, aroma, sabor, bebida, corpo, moagem e torração.  Através desse monitoramento, a empresa busca aperfeiçoar seus níveis de desempenho e atingir pontuações cada vez maiores. Depois da certificação, os produtos ainda são monitorados continuamente pelo programa em sistema similar ao Selo de Pureza, com retiradas periódicas e aleatórias em clientes - qualquer alteração é comunicada à indústria. A ABIC estima que, futuramente, a distribuição no mercado seja: 10% cafés Gourmet; 25% cafés Superiores; 55% cafés Tradicionais. Verbo Nostro Comunicação Planejada

Publicado em: 07/08/2012 por Café UTAM S.A.

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