07 de agosto de 2012 Após passar pelo processo de recertificação do Programa de Qualidade da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), a Café Utam S/A revalidou o selo para os dez produtos que foram inscritos para a avaliação da entidade nacional. Os produtos classificados como Tradicionais foram: Utam Tradicional, Utam Extra Forte, Utam Classic a Vácuo, Ribeirão Almofada, Ribeirão a Vácuo, Nilza Almofada, Nilza a Vácuo, Biagini Almofada e Biagini a Vácuo. Já o Utam Espresso Gourmet Grãos recertificou o Selo Gourmet. A diretora presidente Ana Carolina Soares de Carvalho ressalta que a empresa tem investido constantemente em inovações tecnológicas e focado na modernização do parque industrial. As iniciativas da Café Utam vão ao encontro das diretrizes do programa de qualidade da ABIC, que tem a proposta de agregar valor e ampliar o consumo a partir da melhoria contínua dos cafés. De acordo com a entidade, este é o único programa de qualidade de café torrado e moído do mundo, sendo que as demais certificações avaliam apenas o café verde. “Ao todo, a ABIC possui três selos: o Tradicional, o Superior e o Gourmet”, explica a diretora. Ela avalia que ter sido aprovada pela certificação nacional garante ainda mais o comprometimento de qualidade com os consumidores da empresa. Os Selos Segundo a ABIC, a importância do selo atinge todos os elos da cadeia cafeeira. Para as indústrias, a vantagem está na possibilidade de melhor focar seu negócio, lançando ou reposicionando suas marcas de acordo com o perfil de seus consumidores. Para o varejo, é um diferencial importante poder ofertar cafés certificados e uma garantia no quesito Segurança Alimentar. Para os consumidores, as categorias têm um papel também educativo: fazê-los descobrir que café não é tudo igual, que existem diferenças, inclusive entre as marcas produzidas por uma mesma empresa e que existem cafés para todos os gostos e bolsos. Cada produto escolhido pela torrefadora recebe uma das três categorias de acordo com a nota final da avaliação, em uma escala de zero a dez. Na categoria do Selo Tradicional, o café precisa de uma nota mínima de 4,5 pontos. O Selo Superior vai para o produto com nota de 6,0 a 7,2 pontos, e o Selo Gourmet, atribuído ao produto que alcançar nota de 7,3 a 10 pontos. A pontuação é feita conforme a ficha técnica da ABIC, que verifica tipo de café, aroma, sabor, bebida, corpo, moagem e torração. Através desse monitoramento, a empresa busca aperfeiçoar seus níveis de desempenho e atingir pontuações cada vez maiores. Depois da certificação, os produtos ainda são monitorados continuamente pelo programa em sistema similar ao Selo de Pureza, com retiradas periódicas e aleatórias em clientes - qualquer alteração é comunicada à indústria. A ABIC estima que, futuramente, a distribuição no mercado seja: 10% cafés Gourmet; 25% cafés Superiores; 55% cafés Tradicionais. Verbo Nostro Comunicação Planejada
Publicado em: 07/08/2012 por Café UTAM S.A.