Quem gosta de café percebe facilmente os efeitos da bebida no corpo. Por exemplo, nesta hora da tarde, em plena sexta-feira quando bate aquele cansaço e vontade de entrar logo no final de semana, uma pausa para o café chega a ser revigorante. O mesmo ocorre nas primeiras horas do dia – basta o aroma da bebida invadir nossa casa para começarmos a acordar. É como se o café acendesse uma luz interna, acionasse uma energia extra no nosso corpo – é ele ativando nossa serotonina. E não é que ele faz tudo isso mesmo, de uma forma quase mágica. Na verdade, ele aciona alguns processos no organismo, que trazem sensações de bem-estar, alegria, como uma carga extra de ânimo.
Veja como ele age, passo a passo, no nosso corpo:
- Nos primeiros 10 minutos, a cafeína entra no sistema nervoso. A frequência cardíaca e a pressão arterial começam a subir. Já depois de 20 minutos, você começa a sentir mais alerta e focado. A cafeína pode ajudar você a se sentir menos cansado por acionar os receptores de adenosina de seu cérebro.
- Depois de 30 minutos, seu corpo começa a produzir adrenalina. A sua visão fica mais nítida, já que as pupilas ficam ligeiramente dilatadas. Aos 40 minutos, o nível de serotonina em seu sangue começa a subir. Isso melhora o funcionamento dos neurônios motores que, por sua vez, aumentam a força muscular.
- Com 4 horas o seu corpo começa a aumentar a taxa de energia das suas células. Seu corpo começa a queimar gordura, mesmo você não se movendo.
- Depois de 6 horas, a cafeína causa efeito diurético.
É isso, bateu o cansaço, a preguiça ou uma tristeza repentina. Combata tudo isso com uma xícara de café!
Fonte: Segredos do Mundo/ Adaptado por Grupo Utam.
Publicado em: 09/09/2016 por Café UTAM S.A.