Facebook Instagram Contato
Food Service
menu

Noticias

Natal temático com sabor e diversão de café

Decoração, cardápios, presentes. A principal festa do final de ano está chegando e, a essa altura, a organização das famílias em torno da data está a todo vapor. E a boa notícia para os amantes de café é que, sim, ter um Natal cafeínado não somente é possível como tem possibilidades que vão muito além de servir a bebida após as refeições.

Seja em família ou entre amigos, a experiência de ter o café como protagonista no Natal pode começar pela primeira etapa da preparação: os enfeites! Que tal uma árvore reciclada, feita com cápsulas de café coloridas? Ou, então, usar o invólucro para acondicionar balas ou bombons - de café, claro! -, e espalhar pela mesa. E, ainda, os mais criativos podem transformar as cápsulas em pequenos sinos e pendurá-los com fita na parede, complementar a árvore, compor guirlandas ou até montar um presépio. Filtros de café usados e secos podem encapar garrafas de vidro que, com um pouco de luzinhas dentro, se transformam numa luminária simples, mas cheia de simbologia afetiva. Além de inovar, você pode personalizar a decoração!

A originalidade alcança o cardápio natalino, que pode incorporar o café com preparos especiais. Para abrir os trabalhos, dá para cozinhar a ceia ou o almoço de Natal usando café? Opa! Do arroz ao filé ao molho, passando pelas batatas gratinadas, o toque do grão mais amado do Brasil é capaz de produzir sabores peculiares que vão surpreender o paladar dos convidados das celebrações de Natal. (Veja algumas receitas no nosso portal).

Para as sobremesas, as sugestões de receitas são várias. Do tradicional tiramussú ao canapé de queijo coalho com melaço de café; de pudins e mousses a biscoitos e sorvetes. A lista é extensa. Claro que, sem deixar de incluir o Panettone de Café Gourmet da Utam.

Bebidas refrescantes
E o que fazer para driblar o nosso Natal tropical? Servir drinques geladinhos feitos com café. Usado como base ou como ingrediente pontual, a bebida aparece como estrela em diferentes composições, começando pela tradicional caipirinha brazuca e alcançando o famoso café cubano, preparado com rum No cantinho do café, você pode disponibilizar tacinhas com grãos para limpar o olfato e o paladar entre uma bebida e outra, incluindo a cerveja.

Momento de presentear
Bem, chegou a hora dos presentes! Que delícia! Aqui, a única regra é conhecer bem as pessoas e escolher entre acessórios que remetam ao café (canecas e xícaras com estampas alusivas ao café, garrafas descoladas, porta-cápsulas, mini moedor de grãos, suporte de xícaras ou uma moderna cafeteira para aeropress, entre outros itens), camisetas, livros (veja dicas no final do texto) e até perfumes. Kits com pacotes de cafés especiais que a Utam oferece em sua loja on-line são garantia de agradar os coffee lovers de plantão. 
Aproveite sua festa, viva suas tradições, se emocione, use e abuse do café para tematizar, saborizar e aromatizar o seu Natal!

LIVROS QUE ENVOLVEM CAFÉ
“Brasil: do café à indústria” - Roberto Catelli Jr
“Dicionário gastronômico: café com suas receitas” - Giuliana Bastos
“Café com design: a arte de beber café” - Miriam Gurgel e Eliana Relvas
“Perfume de Sonho” - Sebastião Salgado
“O Livro do Café” - Anette Moldvaer
“Guia do barista: da origem do café ao espresso perfeito” - Edgard Bressani

RECEITAS CITADAS
PRATOS SALGADOS COM CAFÉ

Arroz com café
1 xícara de arroz
1 xícara de café espresso
1 cebola picada
½ xícara de suco de limão
2 colheres de azeite
4 xícaras de água
queijo ralado a gosto

Preparo
Refogue a cebola com o azeite, acrescente o arroz e refogue bem. Coloque a água e deixe cozinhar. Quando a água estiver quase seca, acrescente o café e mexa. Coloque o suco de limão e deixe secar. sirva com o queijo ralado por cima.

Filé ao molho de café
4 medalhões de filé mignon
1 ramo de tomilho
½ copo de vinho branco
2 dentes de alho picados
1 xícara de café forte
1 colher de manteiga
1 colher de azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo
Tempere a carne com sal e pimenta. Aqueça o azeite e doure os filés de todos os lados. Coloque o alho e deixe cozinhar. Retire tudo e reserve. Na mesma panela, acrescente o vinho e o café, deixe reduzir e desligue o fogo. Acrescente a manteiga e coloque o molho sobre a carne. Use o tomilho para decorar

Batatas gratinadas
1 kg de batata cozidas
150 g de mussarela e 100 g de presunto
50 g de azeitona
meia lata de milho
½ xícara de café
1 caixa de creme de leite
pitada de orégano
1 cebola picada e 1 tomate picado

Preparo
Misture em uma tigela a mussarela, o presunto, o tomate, milho e o tempero. Em seguida, faça um molho de café com creme de leite. Assim, a montagem final envolve camadas de batatas, de presunto e de caldo. Leve ao forno para gratinar, com queijo por cima.

DRINQUES COM CAFÉ
Café cubano
60 ml de café espresso
50 ml de suco de lima
1 colher (sopa) de creme de leite fresco
1 copinho de dose de rum
Gelo e folhas de hortelã a gosto para decoração

Preparo
Em um recipiente, coloque o café espresso, o suco de lima e a dose de rum. Misture bem até a bebida ficar homogênea, acrescente o creme de leite e dê uma estilizada com as folhas de hortelã e o gelo.

Caipirinha de café
50 ml de cachaça
50 ml de café espresso em temperatura ambiente
1 limão
Açúcar a gosto
Gelo a gosto

Preparo
Corte o limão em rodelas removendo ao máximo as partes brancas e a casa e adicione o açúcar, em um copo plástico, de alumínio ou numa coqueteleira. Amasse os ingredientes, adicione a cachaça, o café e o gelo, misturando tudo. Na hora de servir, decore o copo com rodelas de limão e com grãos de café.

Expresso tonic
1 dose de gin
200 ml de água tônica
50 ml de café expresso fresco em temperatura ambiente
Suco de um limão
Gelo a gosto

Preparo
Numa taça ou copo, coloque o suco de limão, o gin, bastante gelo e água tônica. Complete com o café expresso, adicionando pouco a pouco para criar o efeito duas camadas.

AnteriorIntervalo para o café!PróximoUtam faz aniversário e prepara surpresa aos clientes

©2024 - Café Utam
Matriz: Ribeirão Preto - SP – 16 2101 3101
Filial: Piumhi - MG – 37 3371 2544
São Paulo - 11 3660 1760
Belo Horizonte - 31 3416 7774

Desenvolvido por Projeto Integrado

Projeto Integrado