Facebook Instagram Contato
Food Service
menu

Noticias

Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto tem apoio cultural do Grupo Utam

Acontece em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, desde o dia 20 de agosto, a 20ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, evento que segue até o próximo dia 29. Nesta edição, por conta da pandemia, o festival literário é realizado de forma totalmente on-line e gratuita, com transmissão direto do palco do Theatro Pedro II pela plataforma da Fundação do Livro e Leitura (www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e também pelo canal no YouTube da instituição. Ao todo são cerca de 60 atividades gratuitas, durante 10 dias, e em torno de 110 horas de programação.

Considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, a 20ª FIL reúne nomes importantes da literatura como Mia Couto (autor homenageado), Domenico De Masi, Fernando Anitelli, Ignácio de Loyola Brandão, Marcia Tiburi, Sérgio Vaz, Conceição Evaristo, entre outros. O evento também levantará várias discussões sobre meio ambiente e diversidade e contará a participação de Ailton Krenak, Owerá Kunumi MC,  Marcela Tiboni, Rafa Mon e Candy Mel.

Pelo quinto ano consecutivo, o Grupo Utam, indústria alimentícia do setor de café, com matriz em Ribeirão Preto (SP) e unidade em Piumhi (MG), está presente no festival literário como um dos apoiadores culturais. Desta vez, a empresa oferece sua linha de cafés em cápsulas aos autores, artistas e profissionais que estarão presentes no palco do Theatro Pedro II, onde se concentram as mediações das atividades culturais de forma virtual, seguindo protocolos rigorosos de saúde.

Valorização cultural

Para Ana Carolina Soares de Carvalho, diretora do Grupo Utam, apoiar mais vez  a realização da  Feira do Livro, que neste ano inova com uma versão digital e ao mesmo tempo internacional, traz muita satisfação para toda equipe Utam. “Nossa empresa nasceu em Ribeirão Preto há 52 anos e a Feira do Livro realiza a sua 20ª edição - são 20 anos de história. Poder acompanhar esta trajetória e contribuir para que a Feira continue difundindo a literatura é uma forma de valorizarmos juntos a cultura do nosso país. Esse é um dos motivos que nos une a essa, que é uma das maiores feiras literárias da América Latina”, comenta.

A FIL consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: com 20 anos de história e 19 edições realizadas, já reuniu mais de 3 mil escritores e artistas com 6 milhões de leitores visitantes. O evento literário será acessível, com interpretação em Libras em toda a sua programação, além de legendas nas atividades internacionais cujos participantes não falam a Língua Portuguesa.

O tema escolhido para nortear toda a agenda da 20ª FIL é “Velhas e Novas Utopias”. “Nossa proposta é trazer discussões e participações que irão enriquecer e democratizar o acesso ao livro e à literatura. E esta edição será completamente digital, quebrando qualquer barreira física, mas com a interação do público”, destaca a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves. A expectativa da entidade é alcançar um público de cerca de 20 mil pessoas de, em média, 18 países. 

Homenageados da 20ª FIL

A FIL elenca nomes da literatura para homenagear durante o evento. Mia Couto é o escritor homenageado e Conceição Evaristo, a escritora homenageada. O autor local é Carlos Roberto Ferriani, a professora homenageada (local) é Elaine Assolini e o patrono é Paulo Roberto Oliveira. Semíramis Paterno é a autora infantojuvenil, Milton Santos, o autor educação e Edgar Morin também recebe uma homenagem especial.

Programe-se para participar das atividades. Acesse link da Revista da Programação :  https://bityli.com/J9aze

Utam Uno

As cápsulas  degustadas no evento fazem parte da linha Utam Uno, lançada há sete anos e hoje composta por cinco blends: Gourmet, Classic, Intenso, Descafeinado e Orgânico. Recentemente, a empresa também inseriu no mercado a Linha Santa Alcina, com cápsulas de alumínio, e as aromatizadas de chocolate e baunilha.

 

Anterior#ViradaSP Online reúne artistas de Ribeirão Preto e expoentes do cenário cultural nacional PróximoAproveite promoção da linha Utam Momentos na loja Utam on-line

©2024 - Café Utam
Matriz: Ribeirão Preto - SP – 16 2101 3101
Filial: Piumhi - MG – 37 3371 2544
São Paulo - 11 3660 1760
Belo Horizonte - 31 3416 7774

Desenvolvido por Projeto Integrado

Projeto Integrado