26 de julho de 2016
Tem coisa mais gostosa do que tomar um cafezinho no final de tarde com os avós ou acordar na casa deles? A cena é familiar: mesa posta com todos acompanhamentos que se têm direito: bolo de fubá, bolinho de chuva, rosca, pão caseiro, lanchinhos, sucos, chocolate quente, chás e outras guloseimas saborosas que os avós sabem bem combinar. Hoje, 26 de julho, comemora-se o Dia dos Avós – e eles merecem todo nosso carinho e respeito. Aos que estão entre nós, o ideal é dedicarmos parte do nosso tempo a eles com demonstrações de amor e aos que já se foram, o importante é resgatarmos as lembranças felizes,
Especialistas garantem que a figura dos avós é essencial na formação dos netos e bisnetos – atua de maneira positiva tanto para o desenvolvimento, a segurança e o aprendizado da criança - como para a felicidade do idoso. O motivo é que os avós são as referências familiares de sabedoria, de tradição, são eles que conhecem as histórias da família, as origens, as antigas brincadeiras e costumes e por isso contribuem muito com a educação das crianças.
Além disso, eles são muitas vezes, responsáveis pelo lado lúdico da família. Os avós são as figuras familiares que agrupam, recebem as visitas e reúnem filhos, netos e bisnetos, garantindo a realização dos almoços e encontros em família.
Mas quando o assunto é netos, os avós sabem bem fazer diferença na hora de brincar, contar histórias. Já dizia o dito popular: “avós são pais com açúcar” e crescer ao lado deles é viver uma porção mágica da vida. Nossa homenagem a todos eles!
Origem do dia
O dia 26 de julho foi escolhido pelo papa Paulo VI, no século XX, para homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, chamados Ana e Joaquim. Esses dois personagens históricos e bíblicos foram canonizados no século XVI pelo papa Gregório VIII por serem pais da mãe de Cristo e por terem-na concebido, segundo a tradição cristã, mediante ação milagrosa, já que o casal, à época, era considerado estéril. Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus, ao longo dos séculos, receberam comemorações festivas em diversas datas diferentes, mas Paulo VI houve por bem determinar o dia 26 como a data definitiva.
Fonte: Brasil Escola/ Adaptado por Portal Grupo Utam
AnteriorCâmara Setorial de Café promove mais um concurso de qualidadePróximoCopos de café viram arte nas mãos de ilustrador
©2025 - Café Utam
Matriz: Ribeirão Preto - SP – 16 2101 3101
Filial: Piumhi - MG – 37 3371 2544
São Paulo - 11 3660 1760
Belo Horizonte - 31 3416 7774
Desenvolvido por Projeto Integrado
Projeto Integrado