Um novo estudo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) recentemente realizado pela Euromonitor International apresenta uma análise das tendências de consumo de café no período de 2014 até 2019.
Os resultados do estudo sinalizam pontos positivos para o mercado de food service, mas o segmento que demonstra crescimento mais significativo é o de cápsulas. A pesquisa também aponta que o Brasil possui grande participação de vendas de café no varejo se comparado a outros países. O nosso alto consumo dentro do lar está vinculado à compra de café no varejo, que corresponde a 3,5%. Nos Estados Unidos, por exemplo, essa mesma participação corresponde a 0,8%.
O volume consumido de café no Brasil concentra-se 68% no varejo e 32% no food service. A projeção da Euromonitor para 2019 é de aumento do food service para 36% e de redução do varejo para 64%, o que mostra que o consumidor buscará mais o consumo do café fora do lar.
Segundo Ricardo de Sousa Silveira, presidente da Abic em entrevista ao portal Revista Expresso, mesmo com as dificuldades neste ano: “o consumidor não deixa de comprar café, pois existe café de todos os preços”.
Dados de 2014 mostram que o grão torrado no varejo tem participação nas vendas de 8%, contra 92% no food service. O café em pó no varejo corresponde a 81% das vendas, contra 19% no consumo fora do lar e as cápsulas têm participação de 94% no varejo e de somente 6% no food service.
Mercado de cápsulas dobrará de tamanho
O relatório trouxe dados positivos para o mercado de cápsulas que hoje corresponde a 0,6% do volume consumido no Brasil no total de 980 mil de toneladas e que, até 2019, chegará a 1,1% do volume, crescendo entre 2015 e 2019, 15,3% ao ano.
Espera-se que o mercado de cápsulas movimente 2,2 bilhões de reais e 12 mil toneladas de café até 2019. A pesquisa aponta este crescimento à maior disponibilidade e aos preços acessíveis do produto, que serão grandes impulsionadores.
Jovens são novos fãs da bebida
Outro ponto importante abordado pela pesquisa é o aumento do interesse dos jovens de 16 a 25 anos por cafés, principalmente nas grandes metrópoles, por conta dos conceitos das cafeterias e inovações na categoria. Segundo dados de 2014 dessa mesma pesquisa, 49% dos jovens tomam café diariamente. O maior consumo fica para a faixa etária de 60 acima, onde mais de 89% declaram tomar café todos os dias.
Crise X consumo
A pesquisa realizada pela Euromonitor aponta que a desaceleração econômica impactou o consumo fora do lar, o qual deve se recuperar a partir de 2017.
Fonte: Portal Revista Expresso/Adaptado por Portal Grupo Utam
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