O mês de novembro tradicionalmente alerta o público masculino para a necessidade da prevenção ao câncer de próstata.
O movimento é mundial, surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro, com objetivo de alertar a sociedade sobre os riscos da doença.
No Brasil, o Novembro Azul foi trazido com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, a iluminação de pontos turísticos, como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras, e a adesão de celebridades deram maior ênfase ao movimento, cujo símbolo é o laço azul.
A quebra do preconceito com relação ao exame e o diagnóstico precoce da doença aumentam consideravelmente as chances de cura.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais afeta homens. Sua taxa de incidência cresce consideravelmente na terceira idade, uma vez que 3/4 dos casos acontecem a partir dos 65 anos.
Portal Grupo Utam
©2025 - Café Utam
Matriz: Ribeirão Preto - SP – 16 2101 3101
Filial: Piumhi - MG – 37 3371 2544
São Paulo - 11 3660 1760
Belo Horizonte - 31 3416 7774
Desenvolvido por Projeto Integrado
Projeto Integrado