21 de setembro de 2016
Elas trazem sombra, frutos, flores, beleza para as casas, ruas e para todos os espaços. São ainda responsáveis por alterar o clima e as condições do ar. Na verdade, as árvores têm um papel essencial à vida do planeta. Mas elas têm mais: um misto de poesia e de encantamento – estão até no imaginário das crianças e dos adultos, muitas vezes revelados nos desenhos. Quem não se sente seduzido por uma sombra para descansar ou até fazer um luau, brincadeiras com crianças, conversar com um amigo, namorar, amarrar um balanço? São mil utilidades para um tronco repleto de folhas, não importando a espécie. Há quem diga que plantar uma árvore está na meta de uma vida completa, ao lado dos planos ter um filho e escrever um livro. Embora sejam uma das maiores riquezas naturais do planeta, as árvores nem sempre são valorizadas como deveriam, já que muitas pessoas se esquecem de sua importância não só para o meio ambiente, mas também para melhorar a qualidade de vida de todos. No Brasil, neste dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. O objetivo da data é criar uma cultura de preservação ambiental.
Escolhida em função da véspera da primavera, a data busca promover um dia de reflexão sobre nossas atitudes. Muito mais do que um ato simbólico de plantar uma árvore, esse dia deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que os atos de hoje afetam as gerações futuras.
Árvores e café
O Dia da Árvore também traz uma atenção especial a respeito da arborização urbana. O plantio de árvores é capaz de trazer inúmeros benefícios para a vida nas cidades, uma vez que elas são responsáveis por melhorar a umidade e qualidade do ar, reduzir a temperatura, evitar a erosão do solo, deixar a paisagem mais leve e bonita, entre outros. Vale aderir a plantios coletivos, atitudes isoladas. Não importa! O ideal é plantar cada vez mais mudas de árvores.
Nessa tarefa de arborização, o café pode ser um importante aliado, já que é um ótimo fertilizante. A borra de café oferece muitos nutrientes para o solo e pode ser utilizada para fertilização, compostagem e também como repelente de pragas. Fica a dica!
AnteriorABIC marca presença na Semana Internacional do CaféPróximoEvento discute sustentabilidade da cafeicultura brasileira©2025 - Café Utam
Matriz: Ribeirão Preto - SP – 16 2101 3101
Filial: Piumhi - MG – 37 3371 2544
São Paulo - 11 3660 1760
Belo Horizonte - 31 3416 7774
Desenvolvido por Projeto Integrado
Projeto Integrado