Facebook Instagram Contato
Food Service
menu

Noticias

ABIC marca presença na Semana Internacional do Café

22 de setembro de 2016

 A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) é uma das entidades participantes da Semana Internacional do Café, que acontece até a próxima sexta-feira (23), em Belo Horizonte, promovendo os seus diversos programas de certificação e qualidade.

Durante todo o evento, na Cafeteria ABIC estão sendo exibidos vídeos da campanha de marketing da entidade deste ano, abordando os benefícios do café para a saúde (desempenho, atenção e prevenção de doenças), e filmetes com receitas de bala de café, shake de café e pãozinho de café com recheio de qualidade.

Acontece também no espaço degustação dos cafés premiados da 12ª Edição Especial ABIC dos Melhores Cafés do Brasil. Folders com todos os programas de certificação, como o Selo de Pureza, Programa de Qualidade do Café (PQC), Círculo do Café de Qualidade (destinado às casas de café), Nível Mínimo de Qualidade (sugerido para as concorrências públicas de privadas) e Programa Cafés Sustentáveis do Brasil e o recente Programa de Certificação de Café em Cápsula, estão à disposição do público.

Palestras e Workshops

Na quarta-feira (21), o diretor executivo da ABIC, Nathan Herszkowicz, participou do DNA Café, no auditório principal, apresentando a palestra “Brasil: Consumo em Transição, Certificação e Agregação de Valor na Cadeia Produtiva”. O tema também será tratado nesta na quinta-feira à tarde, durante bate-papo do diretor executivo com as integrantes da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA, na sigla em inglês).

A ABIC também é apoiadora do cupping que será realizado pela IWCA Brasil, que contará com a presença de Camila Arcanjo, que é coordenadora do Grupo de Avaliação de Café (GAC), do Sindicafé São Paulo.

Hoje também está programado na Cafeteria Modelo,  o workshop “Aprenda com a ABIC: Metodologia de Avaliação de Café em Cápsulas”, que conta com palestra e degustação a serem realizadas por Mônica Pinto, coordenadora de Projetos da ABIC e por Camila Arcanjo, do GAC.

O workshop será realizado em duas sessões, limitadas a 20 participantes cada: das 14h30 às 15h20 e das 15h40 às 16h30. Será feita uma análise do mercado de cafés em cápsula e seu potencial de crescimento no Brasil, e sobre a inovadora certificação ABIC para este produto, com a apresentação detalhada da metodologia de análise sensorial da bebida. Na sequência, os participantes  participarão de degustação de cafés.

Reunião Regional

Aproveitando a presença de um grande número de representantes das indústrias de café, a ABIC promoverá na manhã de sexta-feira (23), na Sala Inteligência de Mercado, a Reunião Regional em parceria com o Sindicafé-MG. Esses encontros, já tradicionais, são uma oportunidade dos participantes se atualizarem sobre as ações da ABIC, de exporem seus problemas e discutir soluções para melhorar seus negócios. Nesta reunião, serão tratados assuntos importantes como o compromisso com a qualidade do café, as tendências de consumo e as legislações. (RDC 14, 24 e 26).

Semana Internacional do Café 2016
A Semana Internacional do Café (SIC) 2016 é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora e Sebrae, com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa). Reunirá, de 21 a 23 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro.

Fonte: Semana Internacional do Café e Notícias Agrícolas /Adaptado por Portal Grupo Utam

AnteriorUtam apoia show beneficente em prol do Hospital do Câncer de BarretosPróximoDia da Árvore: por mais plantios e reflexões

©2025 - Café Utam
Matriz: Ribeirão Preto - SP – 16 2101 3101
Filial: Piumhi - MG – 37 3371 2544
São Paulo - 11 3660 1760
Belo Horizonte - 31 3416 7774

Desenvolvido por Projeto Integrado

Projeto Integrado