Noticias

#ViradaSP Online reúne artistas de Ribeirão Preto e expoentes do cenário cultural nacional

Neste sábado (11), acontece a  #ViradaSP Online 2021, em parceria com Ribeirão Preto. O município foi selecionado a partir de chamada pública do programa #JuntospelaCultura, realizada neste ano. Serão transmitidas 22 atividades ligadas à cidade.  Diferentes linguagens artísticas compõem as atrações locais. Entre elas, estão: a performance Da Criação do Mundo ao Folclore Africano com La Diva Croquete (Evaristo Moura); show do Projeto Choro da Casa; o grupo Iron Ladies, único tributo feminino a representar Iron Maiden na América Latina; a cantora Fernanda Marx; e o espetáculo Quem Nunca viu o mar?  com a Cia. Teatro de Riscos. Além de valorizar os aspectos culturais de cada município, a #ViradaSP Online 2021 apresenta peculiaridades e pontos turísticos das cidades.

Já consagrada no calendário cultural, a #ViradaSP Online 2021 será  transmitida durante 12 horas seguidas, gratuitamente, tanto pela plataforma #CulturaEmCasa como pelo seu aplicativo, disponível nas lojas Apple Store  e Google Play para Iphone e Android e pela página oficial da Prefeitura de Ribeirão no Facebook.

Além das atrações locais, Maria Gadú, Fundo de Quintal e Ras Bernardo estão entre os shows especiais para a #ViradaSP Online21 Ribeirão Preto, uma maratona de música, artes cênicas e cultura urbana. Outro destaque é o quadro especial Rolando Prosa, capitaneado por Rolando Boldrin.

"A Virada SP é uma iniciativa de ampliação do acesso à cultura e de formação de público que valoriza a diversidade e a qualidade", afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. "O objetivo é ressaltar o papel estratégico das expressões artísticas para a promoção do desenvolvimento humano e econômico de todas as regiões do Estado."

“Importante destacar que a excelência cultural do evento é moldada e protagonizada por artistas locais e pelo fundamental incentivo promovido pelas gestões municipais. Com a transmissão online, totalmente gratuita, via plataforma de streaming e pelo aplicativo #CulturaEmCasa, amplia-se a difusão desta riqueza artística das cidades paulistas para o restante do país”, ressalta Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Para a secretária da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto Isabella Pessoti,  ter cinco propostas contempladas no programa #JuntospelaCultura, reflete o potencial de produção cultural de Ribeirão Preto, e a qualidade dos projetos que aqui são desenvolvidos. “Tal feito foi reconhecido pelo governo estadual, ao nos conceder o título de capital cultural, pela efervescência do nosso cenário artístico e o estímulo dado ao setor”.

Apoio cultural

Os artistas que participaram das produções de apresentações e espetáculos da #ViradaSPOnline em Ribeirão Preto contaram com o apoio do Grupo Utam, que forneceu cápsulas da linha Utam Uno para degustação durante as gravações.

A  gerente de marketing da empresa, Fabiana Aprile de Freitas Silveira, diz que o Grupo Utam incentiva as manifestações culturais e, principalmente neste contexto da pandemia, valoriza a transição do presencial para o on-line como alternativa de atuação para a classe artística. “A cultura e as diferentes expressões de arte são essenciais para a população neste contexto de crise sanitária. Poder assistir a espetáculos de dentro de casa, com toda segurança tem sido uma forma de entretenimento muito positiva para todos”, comenta.  Fabiana também acrescenta que o meio artístico foi um dos que mais sofreu com as paralisações da pandemia e iniciativas como a #ViradaSPOnline abrem espaço e oportunidade de renda para os artistas locais.

Serviço:  #ViradaSP Online – Ribeirão Preto

11 de setembro de 2021

12h10 Grupo Pó de Café

13h40 Na frente dos bois, com Gali Galó & Gabeu

14h10 Quem Nunca viu o mar, com Cia Teatro de Riscos

15h      Iron Ladies

16h10 Encontro de Circo - Namastê Cultural

16h40 Não vou por aí...- Performance poética, com Eme Barbassa

17h      Fundo de Quintal

18h40 Espetáculo Brasa,com Grupo Teatral Porão

19h10 Maria Gadu

20h30 Da Criação do mundo ao folclore africano, com Evaristo Moura como La Diva Croquete

20h40 Rolando Boldrin, com Rolando Prosa

20h50 Banda Late In The Day

21h50 Ras Bernardo

23h10 Fernanda Marx, apresenta show: Brasilidades

00h     Projeto Choro da Casa               

Plataforma:

www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais:      

https://www.facebook.com/PrefeituraRP

https://www.facebook.com/culturaemcasasp/

https://www.instragram.com/culturaemcasasp/

https://twitter.com/culturaemcasasp

 

Publicado em: 10/09/2021 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias