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Sonho da marca própria atrai produtores ao estande do Grupo Utam na 11ª SIC

Indústria alimentícia é um dos players na feira que demonstra portfólio completo de produtos e serviços para o público visitante

Belo Horizonte (MG) sedia um dos maiores encontros do país do setor cafeeiro que termina nesta sexta-feira (10): a 11ª SIC – Semana Internacional do Café, na Expominas. O evento teve início no dia 8 de novembro e congrega profissionais do setor e produtos de café com diferentes tendências, tecnologias e inovação. Desde seu lançamento, em 2013, a SIC gera oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro, olhando tanto para o mercado nacional quanto internacional. Neste ano, são esperadas mais de 20 mil pessoas, de até 40 países, o que abre espaço para conexões e transações comerciais para todo o setor.

O estande do Grupo Utam, situado na ala F43, é um dos atrativos do evento, pois além de uma extensa linha de produtos, a empresa trouxe para a feira sua expertise em marcas próprias. O serviço, que conta com suporte de especialistas da empresa, está na meta de muitos produtores do país. 

Atualmente, a empresa atende a mais de 700 municípios no Brasil todo, conta com mais de 11 mil clientes ativos e tem relações comerciais com países europeus e das Américas. Com dois modernos parques industriais em territórios paulista e mineiro e faturamento anual acima de R$ 150 milhões, o grupo tem cinco unidades de negócios e administra 5 milhões de pés de café, plantados acima de mil metros de altitude. 

Com essa estrutura, já são mais de 350 marcas próprias produzidas pela Utam, além de seu extenso portfólio próprio. Marcas como Native, Coffee ++ e Brasil Cacau, entre outras, são produzidas pelo Grupo Utam, o que explica o mote que a indústria 100% brasileira chancela na feira: ‘Seu café especial por quem sabe fazer’. “O objetivo desta comunicação dirigida aos clientes e prospects é ressaltar toda a expertise acumulada durante mais de 50 anos no mercado de café brasileiro”, explica a diretora do grupo, Ana Carolina Soares de Carvalho.

O slogan tem ecoado pelos corredores da SIC e levado produtores e empresários interessados em produzir sua marca própria para conhecer os serviços prestados pela empresa. 

É o caso produtor de café Luiz Martins, da região de São Sebastião do Paraíso (MG), que possui uma fazenda de café há mais de 50 anos, propriedade mantida por gerações dentro da família. Com mais de 20 mil pés de café, um dos projetos de Martins é ter a sua marca própria. Depois de visitar a SIC, ele garante que vai realizar este sonho. “Com a ajuda da Utam, quero colocar minha produção toda nas embalagens almofada e em cápsulas de café. A intenção é inserir no mercado a nossa marca própria ‘Biografia’”, anuncia. A expectativa do produtor rural é colher muitos frutos desta parceria e levar sua marca, inicialmente, para o interior mineiro.

Na avaliação de Juliano Julio, diretor do Grupo Utam, a SIC tem atraído um público expressivo e as expectativas dos executivos e da área comercial da empresa são muito positivas após dois dias de evento.  “Estar presente na Semana Internacional de Café é uma oportunidade de encontros com nossos clientes e empresas interessadas em nossos produtos e serviços. É também um espaço de rever contatos e gerar novos negócios para a empresa”, destaca. 

Nathalia de Oliveira Martins, CEO da Café Campos Altos, também visitou o estande. A marca é parceira da Utam, que por sua vez, é responsável pela industrialização de cápsulas monodoses de café. “Só temos a agradecer ao Grupo Utam, pela qualidade impecável dos seus serviços e produção sempre excepcional”, destaca.

Conhecimento e transações
Além dos estandes, a SIC oferece conteúdo de ponta para os profissionais do setor em palestras, cursos, workshops, competições, provas de café, pesquisas e degustações orientadas. Durante os três dias de evento, os participantes participam dos mais de 20 eventos de conteúdo e premiações, como o concurso Coffee of the Year Brasil 2023, em que os melhores cafés brasileiros da safra nova serão conhecidos; o Encontro Mineiro das Cooperativas de Café - OCEMG e o Campeonato Brasileiro de Barista, cujo campeão irá representar o Brasil no campeonato mundial em 2024.

O evento tem foco nas transações B2B, incluindo desde produtores de café, passando por representantes de empresas que atuam em todas as etapas da cadeia produtiva de seleção, processamento e embalagem do grão - chegando até grandes e pequenos empresários do setor, como por exemplo pessoas que estejam se preparando para abrir uma cafeteria. Além disso, o evento conta com a participação de agrônomos, mestres de torra, baristas e representantes de setores complementares, como o de leites vegetais. 
“Temos muito orgulho em afirmar que a Semana Internacional do Café é um espaço onde, há 11 anos, histórias são contadas, conexões geradas e um número gigante de negócios é realizado anualmente, fomentando o setor do café brasileiro como nunca antes na história”, comenta Caio Alonso Fontes, diretor da Espresso&CO, um dos realizadores da SIC.

 A feira está aberta à visitação nesta sexta (10) das 10h às 19h, na Expominas, que fica na avenida Amazonas, 6.200 - Gameleira, Belo Horizonte (MG). O evento é gratuito para produtores rurais e empresas da área e visitantes internacionais. Pessoas físicas também têm acesso por meio da compra de ingresso (R$60,00 pelos três dias). Programação e credenciamento: www.semanainternacionaldocafe.com.br.
A programação completa e os convidados confirmados podem ser conferidos no site oficial: www.semanainternacionaldocafe.com.br e também nas mídias sociais do evento.

Serviço
11ª Semana Internacional do Café (SIC 2023)
Grupo Utam (Estande F43)
Data: 8 a 10/11/2023
Local: Expominas – avenida Amazonas, 6.200 - Gameleira, Belo Horizonte (MG)
Programação e credenciamento: www.semanainternacionaldocafe.com.br

Publicado em: 10/11/2023 por Café UTAM S.A.

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