Noticias

Saborosa energia

Para além de um hábito diário que acontece quase de forma mecânica na cultura brasileira, tomar café é lei entre os brasileiros. Café é sinônimo de acordar, é fechamento do almoço e tradição no meio da tarde. E, ainda, há quem tenha a bebida como companheira noturna durante o trabalho ou jornadas de estudo, seja como conforto ou como aliado de ânimo.

E, se para muita gente, a história de tomar um cafezinho para acordar ainda está na esfera do mito, estudos científicos têm mostrado e comprovado os importantes benefícios nutricionais que o café nosso de cada dia possui por ser uma bebida que transporta vitamina B, ácidos e sais minerais.

O que já se comprovou em universidades e centros de pesquisas, é que além do prazer pelo sabor, o café tem propriedades que o elevam de bebida para um importante alimento nutricional. Além disso, o consumo de café em quantidades equilibradas - máximo de quatro xícaras por dia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia - coloca a bebida num patamar de aliado da saúde física e mental, em três áreas: estímulo à atenção, concentração, memória e processo de aprendizado escolar; prevenção de sintomas depressivos por meio da produção de neurotransmissores do humor; e impulso de energia ao reduzir a apatia, a fadiga e a sonolência, melhorando o desempenho de atividades intelectuais.

Cientistas como a francesa Astrid Nehlig, do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm), de Paris, explicam que as experiências realizadas com jovens e idosos consumindo doses diárias moderadas de café, comprovaram melhora no desempenho de atividades mais simples no primeiro grupo, e melhora no desempenho de atividades mais complicadas no segundo grupo, inclusive, com compensação e reversão do envelhecimento cognitivo e psicomotor.

Café e cafés
Se uma saborosa xícara de café, por si só, é oferta de momentos de prazer ao paladar, saber que, de quebra, a bebida é muito saudável, imprime um gostinho ainda mais especial a esse hábito. No entanto, desde a qualidade do grão até às tecnologias de empacotamento, a qualidade do café será sempre diferencial na efetivação de seus benefícios à saúde. 

Por isso, há mais de 50 anos, o Grupo Utam – empresa com unidades fabris em Ribeirão Preto (SP) e Piumhi (MG), com sólida presença no mercado nacional de alimentos - se dedica ao constante aprimoramento dos seus produtos, entregando aos seus clientes o melhor padrão de café, seja para o consumo direto, ou para estendida utilização culinária em bolos, tortas, doces, sorvetes, etc.

Pronto! Na próxima vez em que você for se deliciar com seu cafezinho de lei, aproveite ainda mais. E que tal aproveitar esses últimas dias do ano para fazer um café demorado em família ou reunir bons amigos em torno da mesa. E lembre-se: o melhor da vida são esses momentos. Escolha o tipo de café que mais o agrada e tim-tim!
 

Publicado em: 17/12/2021 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias