Noticias

Região de Ribeirão Preto oferece atividades para o Dia das Crianças

Depois de longo tempo sem poder programar passeios e atividades recreativas, as famílias brasileiras vão poder comemorar o tradicional Dia das Crianças, no próximo dia 12 de outubro, só que desta vez, também fora de casa. Quem faz questão de ter um tempo integralmente dedicado aos filhos ou a sobrinhos e afilhados vai encontrar boas alternativas no feriado dedicado a eles – com diversão garantida para toda família. Em Ribeirão Preto, a agenda comemorativa à data volta a ser oferecida em diversos locais. Claro que, com todos os protocolos sanitários decretados por responsáveis, que ainda são necessários e exigem cautela e conscientização.  O Portal Utam fez uma seleção com ideias que vão instigar a criançada a sair de casa. Aproveite, afinal é dia de brindar a vida em uma das melhores fases dela: a infância.

Passeio a cavalos + natureza

Uma programação especial para o Dia das Crianças pode começar com você e sua família respirando ar puro logo no início do dia e provando um delicioso café na chegada. É só seguir a estrada de Ribeirão a Jardinópolis e logo estará no Haras Manoel Leão, na Rodovia Cândido Portinari, Km 327. A programação especial para o dia 12 de outubro começa às 10h30 e conta com show do grupo Canto Kids, com duas horas de picolés grátis e presente para as crianças participantes.

As vendas serão feitas até o domingo (10/10) e apenas a criança paga. As vagas são limitadas e devem ser reservadas através do WhatsApp: (16) 99122-5419. Além do show, o espaço também terá a venda de ingressos para as outras atividades recorrentes do Haras, como passeio a cavalo e de charrete. “Vamos ter uma visitação na fazendinha para as crianças conhecerem os animais e no viveiro das araras, além das atividades que envolvem os cavalos”, comenta o gerente do Haras, Eduardo Machado.

Turismo Rural

O Haras Manoel Leão é um local para a prática de equitação e vivência em turismo rural, além de ter uma área gastronômica com pratos regionais. No ambiente com jeito de fazenda, as crianças podem tocar os animais, andar de trenzinho, realizar a trilha até a cachoeira, andar a cavalo e conhecer a horta do local. Além disso, aos finais de semana e feriados, as pessoas podem frequentar o restaurante com comidas caseiras. O espaço oferece produtos da linha Utam. E, aos domingos, a confeitaria serve um café da manhã colonial de tirar o fôlego.

“Durante a semana, trabalhos com cavalos de esportes, nas aulas de equitação”, destaca o gerente. A escola de equitação recebe pessoas de todas as idades. Desde os 5 anos até a adultos que queiram participar dos torneios. Além disso, o Haras oferece o cavalo (para quem não tiver o animal) e equipamentos, como a sela. “Única coisa que o aluno se preocupa é com a vestimenta individual dele, o resto oferecemos”.

O Haras  também possui estrutura para a realização de equoterapia. Um método terapêutico que utiliza o cavalo somando as áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência física, mental e sensorial.

Exposição audiovisual e festival de contação de histórias

Até a terça-feira (12/10), o Centro de Eventos do RibeirãoShopping recebe a exposição audiovisual imersiva “Água Nossa de Cada Dia”. O programa é realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto com o patrocínio da GS Inima Ambient e apoio do   RibeirãoShopping.  Trata-se de uma extensão da programação da 20ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, realizada de 20 a 29 de agosto, de forma 100% on-line.

Voltado a crianças e adultos, o projeto é um espetáculo imersivo e lúdico  guiado pelos personagens Senhor Escafandro, Dr. Guarda-Chuva e a turma dos mergulhadores que levam os participantes a uma viagem sobre o universo da água, a partir de projeções audiovisuais com música, dança, teatro e literatura - de forma única.

“Desenvolvemos animações sobre a obra de Mia Couto, fizemos uma reflexão dos 40 anos do livro “Não verás país nenhum” e temos um momento bem lúdico - além de didático, com “Vinte mil léguas submarinas”. A ideia é celebrarmos o Dia das Crianças para que as famílias assistam ao espetáculo com toda a segurança e cuidados sanitários”, apresenta Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura e curadora da FIL – Feira Internacional do Livro.

São quatro horários para visitação: 15h, 17h, 18h30 e 20h. A programação inclui também uma agenda recheada com sessões de contação de histórias que acontecem na Praça de Eventos B, inspiradas em três obras infantojuvenis: "Terra Costurada com Água", de Lucia Hiratsuka; "Água... o tesouro da terra", de Andréa Avelar e "Pablo e o ciclo da água", Raquel Ribeiro e Andréia Vieira. As contações são realizadas diariamente às 14h, 16h e 19h e interpretadas por Monalisa Machado, Lorena Ramos e Poliana Savegnago. 

A programação é diária e gratuita. Para garantir a participação, tanto famílias quanto escolas das redes municipal, estadual e particular podem agendar a participação, através da plataforma da Fundação: www.fundacaodolivroeleiturarp.com.

Sinta o cheiro da pipoca

Outra programação que toda criança adora são os cinemas – que também estão de volta. Com filmes que atendem a todas as idades, desde os menores com “Ainbo – A Menina da Amazônia”, “Patrulha Canina: O Filme”, “O Poderoso Chefinho 2 – Negócio da Família” e “Tom & Jerry – O Filme”. Já crianças maiores vão poder curtir opções como “Shang-Chi e a Lenda dos 10 Anéis”. Depois de muito tempo, os cinemas começam a atender novamente ao público e com todas as medidas de proteção à saúde do espectador. Vale a pena, ainda mais com a pipoca com manteiga para acompanhar!

Fotos: 
Arquivo Haras Manoel Leão
Sté Frateschi (exposição Água Nossa de Cada Dia)
Filme: Divulgação

Publicado em: 08/10/2021 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias