Noticias

Projeto ArboreSer e Grupo Utam promovem replantio comemorativo ao Dia das Crianças

Neste mês de outubro, quando se comemora o Dia das Crianças, o Projeto ArboreSer realiza uma ação comemorativa à data em parceria com o Grupo Utam. A proposta é realizar o replantio de árvores, em Ribeirão Preto, no próximo sábado (7/10), mas com a participação do público infantil. O evento acontece das 9h às 11h30, (Rua José Luiz Cristófani, 70, no Jardim Nova Aliança Sul). O evento é gratuito.

Além do replantio, o projeto fará ação de manutenção no espaço, com equipe de voluntários e aberto a quem se interessar em participar – a ação é válida para todas as idades, grupos e famílias. O Grupo Utam irá destinar adubo e borra de café (o que sobra do café já coado) para serem usados como fertilizante do solo que recebe as mudas.  

“Nossa intenção é mostrar às crianças como se faz o replantio correto, bem como deve ser o cuidado com as plantas e árvores. É fundamental essa experiência na infância, para que os adultos do futuro saibam preservar e valorizar o meio ambiente como garantia de sobrevivência no nosso planeta”, comenta o idealizador do ArboreSer e empresário, Gula Biagi. Ele ainda destaca que o interessante da ação é que as crianças vão poder auxiliar e vivenciar na prática conceitos de jardinagem, plantio e cuidados com as espécies do local, o que na visão dele, é excelente para aprenderem a se conectar com a natureza a valorizá-la.

A diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho, conta que a empresa vinha buscando um projeto de cunho ambiental para contribuir, já que a sustentabilidade é um dos seus pilares. “Fazer parte do ArboreSer nos traz esperança de que é possível transformar o meio urbano em um espaço de acolhimento e bem-estar”. Ela concorda com Gula Biagi e explica que a proposta é reforçar os conceitos de sustentabilidade, preservação ambiental e de cidadania para as crianças. “As crianças de hoje serão os adultos no futuro, e de fato, precisarão ter uma consciência ainda mais estruturada para lidar com as questões ambientais que já acarretam problemas e dificuldades para o meio ambiente e à vida humana”, diz

O gestor do ArboreSer destaca que há vários benefícios de se ter uma cidade arborizada, como melhora no clima, na qualidade do ar, na qualidade de vida e bem-estar da população.  E alerta: os benefícios vão muito além do embelezamento dos bairros e da arborização adequada da cidade. “Queremos despertar nas crianças e na população como um todo o espírito de cidadania. As pessoas precisam entender que o espaço público só se torna de todos, quando a comunidade participa dele”, destaca. 

O cronograma de plantio das árvores dos projetos sempre é feito de novembro a março, período de chuvas na cidade. No restante do ano, os integrantes do ArboreSer vistoriam as mudas já plantadas, organizam replantios e manutenções necessárias.

Replantio com café
Durante o evento, neste sábado (7/10), o Grupo Utam oferecerá degustação de cafés gourmets – acompanhados de itens de café da manhã, com apoio da Panificadora Braghetto.

Criando raízes
O projeto ArboreSer surgiu há 14 anos por conta do esforço do empresário Gula Biagi, que idealizou uma cidade mais verde, onde a sociedade e o Poder Público pudessem se preocupar, verdadeiramente, com o tema arborização. A iniciativa já gerou ações contínuas para plantios e manutenção de árvores. Atualmente, ganhou força em número de voluntários para os plantios, além de parcerias que, das mais diversas formas, apoiam o projeto, seja através de doação de mudas e insumos, divulgação, financiamento de manutenção de equipamentos, doação de estacas, entre outras iniciativas. O Grupo Utam é parceiro do projeto desde julho deste ano.

Assista vídeo do projeto e conheça mais essa iniciativa! 

Publicado em: 05/10/2023 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias