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Performance de vendas começa na exposição dos produtos nas gôndolas

Pesquisas demonstram que os resultados de vendas de produtos em um determinado ponto de venda estão relacionados à sua organização e aos estímulos que provocam na sensorialidade do consumidor. A arrumação de uma gôndola é capaz envolver ou repelir o cliente. Muitas vezes, o reconhecimento de atributos de uma marca vem deste primeiro contato, ali mesmo no front do ponto de venda.

Sempre buscando atender às necessidades de seus clientes e inovar na apresentação das gôndolas nos supermercados e outros pontos, o Grupo Utam conta com a atuação de um grupo de promotores experientes, que sempre estão presentes nos estabelecimentos credenciados.

A promotora Marcia Regina Cruz está no Grupo Utam há nove anos e diariamente desenvolve o trabalho de exposição da marca nos supermercados. Recentemente, ela incrementou a ponta da gôndola do Hipermercado Extra da Presidente Vargas, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Quem passa por lá percebe a diferença de um trabalho bem feito. Com criatividade e muito perfeccionismo, ela transformou o espaço para expor o Café Tradicional da Utam. São mais de 5 mil pacotes do produto alinhados e milimetricamente posicionados no espaço.

Marcia conta que este tipo de trabalho chama muita atenção dos clientes para o produto, o que acaba incentivando na decisão final da compra. “Durante a montagem, eu costumo receber elogios. Muitos clientes que passam pela gôndola, relatam sua experiência com a marca; contam que já a conheciam e acabam revelando que vão comprar de novo o produto por conta da excelente exposição”, revela.

Outro trabalho feito pela promotora foi no Carrefour Shopping, com os mesmos produtos, mas em um tamanho menor. “É muito gratificante promover os produtos dessa forma. Me enche de orgulho quando vejo um cliente que admira o que estou fazendo e, que, imediatamente compra o produto”.

A profissional diz que muitas pessoas pedem informações da marca quando se deparam com uma gôndola bonita e bem estruturada. “Neste momento, vejo que minha função está sendo reconhecida e a marca que eu defendo ganhando mercado”.

O Grupo Utam sempre investiu na contratação de promotores de vendas para trabalhar de forma inovadora a visualização dos seus produtos nas prateleiras. Segundo a gerente de marketing da empresa, Fabiana Aprile de Freitas Silveira, trata-se de um trabalho que tem finalidade de fornecer acessibilidade e uma experiência de marca para o consumidor no momento da compra. “Consideramos este trabalho fundamental para a valorização de nossos produtos diante dos olhos do consumidor e temos experiência no assunto, a ponto de garantirmos que o layout definido para as gôndolas pode aumentar ou diminuir o fluxo de vendas de um produto”.

A gerente diz mais: não é só a empresa que ganha com uma boa exposição, o ponto de vendas também lucra mais e o cliente fica satisfeito e confiante na  marca escolhida. Mas Fabiana alerta: não basta apenas criar soluções nas gôndolas e surpreender os clientes com montagens verticais ou horizontais de encherem os olhos de curiosidade ou encantamento. “É preciso mapear e avaliar o comportamento do consumidor a cada nova exposição, produzir relatórios de vendas com base nos efeitos que produz, estar atento ao fluxo de clientes pelos corredores dos supermercados, entre outras estratégias que são valiosas neste trabalho. Quer saber mais dicas? Acompanhe aqui no nosso site outros conteúdos sobre o assunto. Em breve!

Publicado em: 26/01/2021 por Café UTAM S.A.

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