Noticias

Outubro termina, mas a prevenção ao câncer de mama continua!

Chegamos ao último dia de outubro. O 31/10 traz um alerta final sobre a importância e a força do “Outubro Rosa” como uma campanha mundial na luta contra o câncer de mama. Neste mês, o Grupo Utam também aderiu ao movimento e fez parte desta ação em prol da conscientização feminina. O alerta à prevenção ao câncer foi voltado a colaboradoras e colaboradores da empresa e aconteceu no dia 11 de outubro com duas ações: a palestra com a enfermeira e consultora de saúde, Julia Pires Ribeiro, do espaço Viver Bem da Unimed Ribeirão Preto e uma ação prática de meditação com a terapeuta e instrutora de Yoga, Ana Cecília Habenchus.

A palestra trouxe informações desde o histórico do “Outubro Rosa” a indícios de sintomas, o que é o câncer, fatores de risco e formas de tratamento. Segundo a enfermeira Julia, o câncer de mama é uma das principais causas de morte feminina no Brasil e acomete principalmente mulheres entre os 40 e 60 anos. Ela apontou que a estimativa para  2023 é registrar 73 mil casos novos da doença no país.

Entre os principais sintomas, a palestrante destaca que nódulos nas mamas, diferenças na textura da pele (como por exemplo rugosidade, vermelhidão e saliências), sensibilidade nos mamilos, inchaços em partes das mamas, entre outros, são sinais que merecem a atenção das mulheres e devem ser investigados por um médico especialista o quanto antes. Aline também recomenda bons hábitos de vida para se evitar a doença, como alimentação saudável, prática de exercícios físicos, evitar consumo de bebidas alcoólicas, não fumar, boa rotina de sono e controle do estresse, entre outros fatores.

“Para diagnosticar a doença cada vez mais cedo, é muito importante que a mulher faça a detecção precoce do câncer de mama e faça o autoexame periodicamente, atitudes que possibilitam mais chances de cura. A ideia deste trabalho de conscientização, como foi feito no Grupo Utam, é propagar informações pertinentes ao combate ao câncer de mama”, recomenda.

As colaboradoras também vivenciaram a experiência da meditação com técnicas de respiração, facilitados pela terapeuta e instrutora de Yoga, Ana Cecília Abenchius. A terapeuta mostrou que a Yoga traz o praticante para a presença necessária de cada momento de vida. “O objetivo desta prática foi preparar as mulheres para aprenderem estar no aqui e no agora. Quando você se conecta com a sua respiração, você não está nem no passado e nem no futuro, você está no presente. A intenção é viver no presente, pois nós temos a felicidade de estarmos aqui e agora”, finaliza.

Publicado em: 31/10/2023 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias