23 de maio de 2016
O Museu do Café, localizado na cidade de Santos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, prepara uma programação cultural interativa para comemorar o Dia Nacional do Café no Brasil, que é celebrado em 24 de maio. As atividades estão programadas para começar com a realização de uma oficina de fotografia por um experiente profissional da área, Marcos Piffer, e, na sequência, serão apresentados os mais variados métodos de preparo do café pelos baristas do museu. Além disso, haverá uma apresentação musical do Tirolli Jazz Trio para animar os visitantes. As atrações são gratuitas e destinadas a todos os públicos que comparecerem ao Museu do Café no dia Nacional do Café.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café - ABIC, 24 de maio foi escolhido para comemorar o Dia Nacional do Café no Brasil porque simboliza o início da colheita em grande parte das regiões produtoras. Assim, a cada ano, essa data vem sendo celebrada por produtores, consumidores, cooperativas, exportadores, cafeterias, indústria e demais segmentos do agronegócio café como uma forma de reconhecer a importância histórica do café no desenvolvimento do nosso País.
Para marcar a data, o Museu do Café promove essas atividades culturais alusivas ao Dia Nacional do Café, as quais começarão no dia 24 de maio, às 9h30, com a oficina de fotografia de Marcos Piffer, fotógrafo conhecido por publicações e muitos trabalhos sobre o café, além de registros fotográficos sobre diversos patrimônios culturais do País. Para participar dessa oficina, os interessados deverão trazer as suas próprias câmeras fotográficas e/ou celulares com boa resolução de imagem.
Em outra atividade programada pelo Museu, os participantes terão a oportunidade de aprender como são feitos os mais diversos tipos de preparo de cafés com variedades de cafés procedentes de várias regiões produtoras do país. E, ainda, registrar esses momentos com suas próprias fotografias. As melhores fotos serão publicadas nas redes sociais do Museu do Café. A oficina de fotografia terá limite de 20 vagas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br.
Na sequência da programação, a partir das 12h, quanto aos diversos métodos de preparo do café, os baristas do museu farão essa demonstração na Cafeteria do Museu explicando as técnicas e os mais diversos métodos de extração da bebida utilizados atualmente. No período da tarde, também acontece a apresentação do Tirolli Jazz Trio que, com o seu repertório baseado em MPB, bossa nova e jazz criará uma perfeita harmonia entre as atividades sensoriais do café e a música.
O Museu do Café fica na rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. O horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos de 10h às 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6; estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.
Fonte: Museu do Café/Adaptado por Verbo Nostro Comunicação Planejada
Publicado em: 23/05/2016 por Café UTAM S.A.