As férias estão terminando e muitas pessoas já estão se preparando para voltar a estudar ou trabalhar. Mas, para quem ainda não aproveitou tudo que queria, ainda dá tempo de fazer um passeio pela história do café da Alta Mogiana. A notícia boa é que o Museu do Café de Ribeirão Preto (SP) está de portas abertas neste mês para receber quem não consegue fazer a visita em épocas de trabalho e estudo. Localizado no campus da USP, uma região deliciosamente arborizada, o Museu reúne obras como imagens, objetos e vestimentas que contam a história do café no Brasil e em Ribeirão Preto, cidade que teve grande participação na história do grão. “Temos uma exposição da história do café com acervo que muda a cada seis meses”, conta Sônia Ledo, uma das monitoras do Museu.
De acordo com a monitora, a casa teve um aumento de visitantes neste mês de julho devido ao período de férias. “Estamos com uma média de 50 pessoas que visitam o museu por dia”, explica. “Em períodos de aula, recebemos cerca de 200 alunos por semana”.
Além das exposições, com mudança de acervo a cada seis meses, o Museu do Café também realiza aos domingos, das 10 às 12 horas, o Chorinho com Café. O evento conta com apresentações da tradicional banda Rouxinóis. O Museu do Café fica na Avenida do Café, no campus da USP, s/n. Horários para visitas: de terça a sexta-feira, das 9 horas às 16h30 e sábados das 12h30 às 16h30. Informações pelo telefone (16) 3633-1986. Uma dica para aproveitar as férias com as crianças durante o mês de julho e saber um pouco sobre a história do café.Publicado em: 23/07/2012 por Café UTAM S.A.