Para este 1º de outubro, Dia Mundial do Café, preparamos uma surpresa para todos nossos consumidores e o mercado: uma nova loja online, totalmente repaginada para que as compras de nossos clientes sejam ainda mais ágeis, proporcionando uma experiência de compra prática e prazerosa. Com tecnologia de ponta e recursos de inovação, a loja segue os padrões desenvolvidos globalmente para facilitar os hábitos do consumidor online e garantir um fácil acesso. Conecte-se pelo endereço https://loja.utam.com.br/ e sirva-se do nosso portfólio completo.
A nova plataforma de comércio eletrônico foi desenvolvida pela VTEX, multinacional de tecnologia com foco em Cloud Commerce desenvolvedora da plataforma VTEX Cloud Commerce, disponibilizada no mercado como SaaS, com atuação global e com clientes em vários setores da economia. A concepção visual e de marca é uma criação da agência Projeto Integrado.
O objetivo do Grupo Utam com este up grade em sua rede de e-commerce é melhorar a agilidade no atendimento dos seus e-consumidores, garantir acessibilidade intuitiva e apresentar toda sua linha de produtos em uma vitrine virtual atrativa e de fácil identificação, permitindo que os clientes possam adquirir o produto café, utensílios e complementos que a empresa comercializa, sem sair de casa.
Tecnologia VTEX
A equipe de desenvolvimento da plataforma priorizou a criação de menus mais acessíveis, agilidade na pesquisa por produtos e foco na experiência mobile first. Um dos grandes diferenciais do novo site é o design responsivo, que se adapta aos diversos dispositivos usados para acesso e navegação, como computadores, smartphones e tablets. A intenção da Utam é propiciar uma experiência surpreendente ao consumidor internauta, desde quando ele acessa a plataforma até a chegada do produto em sua casa.
“O Grupo Utam migrou para a VTEX utilizando toda a retaguarda da TOTVS na implementação, o que trouxe maior integração e agilidade entre os sistemas da empresa”, diz Joaquim Ribeiro, executivo de atendimento e relacionamento da TOTVS.
O executivo explica que, por trás da plataforma, existe uma infra-estrutura com recursos de inovação. “A VTEX é uma plataforma SaaS (Software as a Service), ou seja, conta com toda a estrutura necessária para o cadastro de produtos, integração de meios de pagamento, ERP, frete e outras opções”, explica.
A diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho, diz que a indústria vinha investindo no e-commerce nos últimos sete anos, apresentou soluções e serviços durante a pandemia para auxiliar na compra de café e facilitar a vida do consumidor, mas agora revolucionou suas soluções com uma tecnologia completa, antenada com o que há de mais moderno no mercado.
“Um dos nossos valores prioriza o relacionamento com nosso cliente e visa facilitar o acesso aos nossos produtos. Por isso, procuramos oferecer um espaço online, como se o consumidor estivesse dentro da nossa estrutura física, com fácil acesso ao nosso portfólio de produtos, tendo um atendimento de qualidade e de forma ágil”, relata Ana Carolina.
Toda compra é feita dentro da plataforma, bem como pagamento. A própria plataforma conversa com a administradora de cartões, gera boletos, finalizando a negociação.
Para o lançamento da loja, o Grupo Utam preparou várias promoções desde descontos para primeiras compras à combos especiais de produtos.
Concepção e identidade visual
Para Christian Klein, diretor da agência Projeto Integrado, a tecnologia torna-se a base para uma relação saudável e dinâmica com os diversos públicos e expectativas. Atenta a esse cenário, durante a concepção da nova loja de e-commerce do Grupo Utam, a agência full service da empresa desenvolveu toda uma gestão de comunicação integrada para intensificar a interação da marca e suas linhas de produtos com toda uma cadeia de valor do café. O trabalho priorizou a identidade visual ambientada num clima de aroma e sabor e utilizou estratégias promocionais focadas na experimentação diversificada para os mais exigentes paladares. "O intuito é termos um constante intercâmbio de informações dentro da loja, mídias sociais e outras novidades tecnológicas que estão por vir, referendando, cada vez mais, o Grupo Utam entre os principais players do universo dos cafés de excelência", destaca.
Publicado em: 01/10/2020 por Café UTAM S.A.