Noticias

Histórias inspiradas por café

Aconchego, convite formal, prosa descontraída, encontros divertidos, agendas dolorosas. Sem dúvida, independente do perfil da situação, a presença do café na vida dos brasileiros é quase uma extensão natural de existência. Da velha e boa xícara no final da tarde às versões mais elaboradas por baristas especializados, em rodas de amigos ou só, como complemento após refeições ou pretexto para um encontro profissional, puro ou compondo desdobramentos de outras bebidas, tomar café no Brasil é um ato ritualístico. Para tornar essa relação ainda mais forte, o Museu do Café de Santos abriu no final do ano passado canal para os amantes da bebida compartilharem suas histórias e lembranças com o café no site do espaço.

Numa espécie de roda de café virtual, trata-se de um cantinho interativo dedicado ao registro dos internautas sobre a importância do café em suas vidas. De recordações da infância a significados profundos de autodescoberta, as narrativas são diversas e comprovam o quanto a presença da bebida considerada a mais amada é abrangente no dia a dia de mulheres, homens, jovens, adultos, idosos e até crianças. A experiência promete ser tão agradável quanto ao cafezinho que, certamente, os visitantes serão instigados a tomar ao final do passeio. O que o café te faz lembrar? Entre no site www.museudocafe.org.br/c/espaco-interativo/ e compartilhe sua história.

Há relatos que mostram o café diretamente ligado a momentos de afeto, como o da internauta Jessyka Brandão, por exemplo: “Café me traz a lembrança do aconchego das avós, dos amigos mais íntimos, do encontro comigo mesma. É paz, conforto, energia do bem”, escreveu a coffee lover que mora em Brasília/DF. 

Nas telas e ao vivo
Além das trocas de sensações e emoções, o site do Museu disponibiliza, por meio do aplicativo Spotify, uma lista própria de sugestões musicais, com canções que usam a temática café em suas letras ou títulos, como “Dois Cafés” de Tulipa Ruiz, a tradicional “Café da Manhã” de Roberto Carlos – versão masterizada, “Café com Pão” de Leci Brandão” e várias outras. Para provar a seleção, vale dar um play.

E quem tiver a oportunidade de visitar o Museu do Café de Santos presencialmente, vai entrar em contato com um acervo de cardápio especialíssimo, saber detalhes da trajetória da história do café no Brasil e no mundo, além de poder participar uma agenda cultural bem diversificada. Neste mês de janeiro, a diversão no museu está garantida, já que a programação de férias para a criançada traz diversas opções para curtir em família. Além disso, a instituição oferece cursos de barista, degustações, entre outras.

Um dos principais pontos turísticos da cidade de Santos, o Museu do Café é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e tem como objetivo a preservação e divulgação da história do café no Brasil e no mundo. Por meio de objetos, documentos e recursos audiovisuais, a instituição mostra ao público como a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do país estão ligados, desde meados do século XVIII até os dias de hoje.  

O endereço para visitação é Rua 15 de Novembro, 95, no centro histórico de Santos. O funcionamento é de segunda a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos e feriados, das 10h às 17h. As regras de segurança sanitária estão disponíveis no site: www.museudocafe.org.br.

Publicado em: 13/01/2022 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias