Empresas e empreendedores têm usado os clubes de assinatura para abrir novas opções de vendas e benefícios pela internet, já que o e-commerce é uma ferramenta cada vez mais competitiva e abrangente, principalmente após a pandemia ter gerado efeitos intrigantes no mercado brasileiro. O serviço traz novas habilidades ao consumidor e oferece vantagens, descontos e a facilidade da compra recorrente. Na área alimentícia, itens como vinhos, cervejas artesanais e bebidas em geral estão na lista dos clubes disponíveis. Visando investir num diferencial para coffee lovers, o Grupo Utam acaba de lançar o serviço em sua loja on-line.
A novidade coincide com o aumento da procura por blends especiais, impulsionada pelo prazer da experiência de novos aromas e sabores. Esse indicativo de exigência do mercado abriu um novo momento para a empresa, com estímulos a criar um leque de novidades em seu e-commerce. O espaço tem demonstrado crescimento progressivo de vendas, desde a implementação de sua nova plataforma em outubro de 2020. Com a recente criação do Clube de Assinatura, a Utam disponibiliza cerca de 90% do seu portfolio no ambiente on-line e planeja promoções e ações especiais para sua rede de assinantes. O serviço é totalmente gratuito.
Todos os cafés da loja podem ser adquiridos através de uma assinatura que especifica a frequência da compra, num intervalo opcional de 15, 30, 45 ou 60 dias. A quantidade selecionada para a entrega do produto é estipulada conforme a necessidade do cliente. Além disso, os itens que fazem parte do Clube de Assinatura possuem descontos variados que podem chegar até 10%.
Unindo comodidade, praticidade e cafés de alta qualidade - feitos com grãos selecionados especiais e com selos de qualidade reconhecidos, o Clube Utam permite que os clientes escolham uma variedade de produtos entre cafés em cápsulas, grãos e moídos. Outro ponto, é que o assinante passa a utilizar o serviço de entrega da empresa, facilitando o acesso de qualquer localidade do país. Além disso, a compra fica planejada dentro do período de consumo estabelecido no ato da assinatura, sem necessidade de que o cliente se locomova aos pontos de vendas físicos para adquirir os produtos – ainda mais facilidade, gerando inclusive economia.
Fabiana Aprile De Freitas Silveira, gerente de marketing do Grupo Utam, conta que nos últimos dois anos o e-commerce da empresa passa por um processo de maturidade, sempre apresentando novidades aos seus clientes. “Além da diversidade de produtos, queremos oferecer novos serviços que possam garantir uma relação mais direta com nossos consumidores, de forma que, estejamos cada mais atentos a suas eventuais necessidades. Atualmente, nosso e-commerce alcança compradores nos 26 estados do Brasil e no Distrito Federal”, avalia.
Desde que foi implementada, a Loja On-line do Grupo Utam tem apresentado um crescimento exponencial em suas vendas, especialmente após a implantação da nova plataforma em outubro de 2020. “Em 2021, a loja virtual sextuplicou sua média de faturamento dos anos anteriores e a promessa é que em 2022 essa média dobre em relação ao ano passado”, comemora a gerente de marketing do grupo.
O comportamento do consumidor foi a principal diretriz para as tomadas de decisões da indústria de café. “A evolução das e-compras e a mudança de comportamento do consumidor brasileiro durante o isolamento da pandemia foram fatores norteadores de novas estratégias em nossa empresa que vieram para ficar”, relata otimista a diretora do grupo, Ana Carolina Soares de Carvalho. “Nossa empresa se pauta por dados consolidados do mercado e mantém pesquisas, estudos e análises constantes que funcionam como nossos parâmetros referenciais”, explica a executiva.
Interessados em conhecer as propostas do Clube de Assinatura Utam, podem acessar a Loja do Grupo Utam.
E-commerce em expansão
O Grupo Utam investiu na reformulação da plataforma de seu e-commerce no final do ano de 2020 no auge da pandemia. Totalmente repaginada, com tecnologia de ponta e recursos de inovação, a loja segue os padrões desenvolvidos globalmente para facilitar os hábitos do consumidor.
A plataforma de comércio eletrônico foi desenvolvida pela VTEX, multinacional brasileira de tecnologia com foco em Cloud Commerce desenvolvedora da plataforma VTEX Cloud Commerce, disponibilizada no mercado como SaaS, com atuação global e com clientes em vários setores da economia. A concepção visual e de marca é uma criação da agência Projeto Integrado.
O objetivo do Grupo Utam com esta rede de vendas pela internet é apresentar toda sua linha de produtos em uma vitrine virtual atrativa e de fácil identificação, permitindo que os clientes possam adquirir o produto café, utensílios e complementos que a empresa comercializa, sem sair de casa e ainda com custos vantajosos.
A loja na internet possui acessibilidade intuitiva, possibilita mais velocidade na pesquisa por produtos e foco na experiência mobile first. Um dos grandes diferenciais é o design responsivo, que se adapta aos diversos dispositivos usados para acesso e navegação, como computadores, smartphones e tablets. “Nossa intenção com o e-commerce é propiciar uma experiência surpreendente ao consumidor internauta, desde quando ele acessa a plataforma até a chegada do produto em sua casa”, garante a diretora Ana Carolina
Publicado em: 27/10/2022 por Café UTAM S.A.