Com mil e uma utilidades e benefícios, o café já entrou para rede de cosméticos, perfumaria e agora ganha uma nova função dermatológica: a proteção solar. É o que revelam os resultados de uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara, em parceria com a Universidade de Lisboa. O grupo de pesquisadores envolvidos desenvolveu um protetor solar natural, à base de café. A novidade é que o produto promete maior fator de proteção.
O creme utiliza os óleos da borra do café e da semente verde, dois componentes que atualmente são descartados pela indústria e que, de acordo com a professora de cosmetologia Vera Lúcia Isaac, potencializam o nível de proteção solar.
Segundo a docente da Unesp, um creme de fator 15 pode chegar ao fator 35. Hoje, para conseguir esse aumento na proteção, é necessário elevar a porcentagem de produtos químicos na fórmula.
O estudo também revela que o café tem componentes que fazem com que ele atue também na prevenção do fotoenvelhecimento, que acontece pela formação de radicais livres com a radiação ultravioleta..
Os pesquisadores ainda não revelaram quando o produto deve chegar ao mercado.
Fontes: Portal Agno Café e G1/Adaptado por Portal Grupo Utam
Publicado em: 31/10/2016 por Café UTAM S.A.