Noticias

Do campo à mesa: um caminho de histórias, aromas e sabores

O dia já vai amanhecendo, da cozinha vem aquele aroma irresistível que nos enche de lembranças. O carinho dos pais, as férias na casa dos avós, o aconchego da fala. Quem nunca teve estes sentimentos despertados quando o café está sendo preparado para ir à mesa? E, nos perguntamos o que faz desta bebida uma verdadeira paixão nacional? Boa parte desta resposta está em seu processo de produção, hoje muito marcado pela evolução tecnológica, mas sem deixar de lado técnicas que remontam às origens da cafeicultura no Brasil, em meados do século XVIII.

Neste Dia Mundial do Café, que tal preparar uma xícara, servir-se de um bom café e acompanhar a trajetória deste produto dentro do Grupo Utam - do campo até a sua mesa?

Na fazenda

Quem encontra um de nossos produtos nas gôndolas dos supermercados nem sempre tem a dimensão real de como é cada fase da produção e nem imagina toda a cadeia de profissionais que está por trás, por exemplo, de uma embalagem do Café Utam Tradicional, um dos produtos favoritos nas compras de milhares de famílias.

No Grupo Utam, um ingrediente faz toda a diferença na qualidade dos grãos que entram em produção fabril: o amor à terra e às plantações de café, presentes no DNA da família que coordena a indústria, desde 1985, quando assumiu o núcleo acionário. De geração em geração, essa história ganha novos ares, profissionalização e muito comprometimento com o propósito de levar o sabor do melhor café à mesa dos brasileiros.

Mas como isso acontece? Nos cafezais, cada detalhe é guiado pelas leis da natureza e acontece num ciclo silencioso até gerar volumosas sacas de café. De cada semente projetada no solo se faz a muda. Com todo trabalho minucioso no campo vem a florada, os frutos e a colheita.

Plantio

A água está associada ao café desde sua origem embrionária. A melhor época para o plantio é no período chuvoso, de novembro a janeiro. Após uma longa temporada vem a beleza da florada e na sequência, os pés começam a dar frutos.  Como uma gestação da terra, a primeira colheita acontece depois de três anos. Cada passo neste trabalho exige as melhores técnicas, uma dose de paciência e o olhar carinhoso de quem planta.

Os frutos gerados por um pé de café durante um ano todo produzem três pacotes destes que encontramos nas prateleiras do supermercado. “Nós temos lavouras com 36 anos em que tiramos até 17 litros do grão por pé”, calcula Wesley Gaspar de Araujo, administrador da fazenda Ana Paula, do Grupo Utam.

Feita a colheita, ocorre um completo processo de lavagem, seleção de grãos, separação da polpa e secagem. Todo o sistema segue um ritmo regido por fases  cadenciadas. Cada uma na sua hora, no seu tempo.   É praticamente um ritual milenar: o processamento envolve o tradicional método de exposição ao sol, no terreiro, aliado a equipamentos de secagem industrial.

Na indústria

Quando o café chega na fábrica começam duas fases importantes: a elaboração do blend com suas características próprias e a torra dos grãos. Essas etapas são responsáveis pela definição do resultado final: um café mais forte, mais ácido, mais adocicado... Escolhas e nuances para atender aos mais diversos tipos de paladar. O Grupo Utam possui equipe especializada e maquinário de ponta para garantir o melhor ponto de torra e uma variedade de produtos e sabores.

Da torra leve se produz um grão marrom claro, ideal para cafés mais suaves e aromáticos. A torra média resulta em um grão mais equilibrado, próprio para passar nos coadores de pano ou de papel. Já a torra escura faz a alegria daqueles que apreciam um café forte, mais intenso e amargo. “Em média, a torra acontece em até 15 minutos  a temperaturas que oscilam entre 225 e 250 graus”, explica Rodrigo Carmona, gerente de produção do Grupo Utam.

É nesta fase que nascem os novos sabores e as diferentes linhas do portifólio Utam. O Café Fazenda Santa Alcina, o mais recente,  é elaborado com grãos gourmet arábicas, cerejas maduras descascadas e de peneiras de 16 a 18. É uma linha gourmet completa que  inovou no mercado no ano passado apresentando-se em cápsulas monodoses, nas versões premium de alumínio, aromatizadas de chocolate e baunilha.

Um fator que também interfere nas características do resultado final é o estilo de moagem, fina, média ou grossa. Outro café que traduz a expertise que o Grupo Utam desenvolve é o Utam Speciale, um espresso equilibrado, com frescor natural e nuances de chocolate e castanhas. Considerado um café intenso, possui textura amendoada e corpo marcante. Por conta destas características, no ano passado o produto foi apontado com o melhor desempenho na categoria Superior Grão, dentro do grupo de empresas de grande porte – no prêmio Melhores da Qualidade ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café (2019/2020).   

A tecnologia é uma grande aliada para garantir todo o sucesso alcançado. O Grupo Utam, detentor da indústria de café 100% brasileira, com sedes em Ribeirão Preto, interior de São Paulo e Piumhi, no Estado de Minas Gerais, conta com um moderno parque industrial de alta performance capaz de garantir uma torra uniforme dos grãos proporcionando a excelência na qualidade final de seus produtos.

Sempre atenta à evolução do maquinário necessário para a sua produção, a indústria implementou ao longo de sua história  up grades que redesenharam a sua estrutura até chegar no ano de 2019, quando efetivou a importação de um maquinário para a produção de cápsulas de alumínio (TME - HTN2).

Hoje, a empresa conta com duas máquinas de alta performance em seu parque industrial em Piumhi. O encartuchamento é realizado automaticamente, através de equipamentos de última geração, sem qualquer contato manual, o que garante alta capacidade produtiva e preserva a segurança das cápsulas.

A cada etapa do processo industrial há um controle de qualidade severo, com retirada de amostras e provas do blend. Só após todas as avaliações, o café torrado e moído é ensacado de acordo com suas marcas e características próprias, pronto para ser distribuído, comercializado e ganhar um cantinho especial em sua casa.

Em casa

Nos dias de hoje, o café pode chegar aos lares, empresas e instituições sem que o consumidor precise sair de casa, utilizando o e-commerce para abastecer seu estoque. Pensando nisso, o Grupo Utam investiu no ano passado na construção do melhor ambiente digital para recepcionar seus consumidores. A nova loja online foi totalmente repaginada, com tecnologia de ponta e recursos de  inovação. A plataforma segue os padrões desenvolvidos globalmente para facilitar a vida do consumidor e garantir um fácil acesso pelo endereço https://loja.utam.com.br/

No próximo cafezinho que você preparar, lembre-se de todo este caminho percorrido pelo grão, do campo até chegar à sua xícara, e sinta todas as sensações que só o café pode lhe oferecer! Chegando mais próximo deste aroma e provando seu sabor você vai poder sentir o amor de centenas de profissionais - que é depositado em cada semente plantada, no fruto colhido e nos grãos processados.

Publicado em: 14/04/2021 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias