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Compra virtual, satisfação presencial

As versões Cappuccino e Achocolatado foram os primeiros sucessos do portfolio Utam entre os clientes da Oculum Óticas, uma rede com lojas em Recife, Campo Grande, Belo Horizonte, Cuiabá, São Luís e Salvador. Em 2021, Aurinete Lopes, responsável pelo setor de compras da empresa, conheceu a loja on-line da Utam, fez uma compra experimental e a boa aprovação dos seus clientes inseriu a Oculum na rede B2B (sigla em inglês para o termo business-to-business - empresa para empresa). Esse mais recente canal adotado pela Utam promove interação comercial entre o cliente empresa, e não o consumidor pessoa física.

A compra virtual é tendência crescente no Brasil e no mundo e, alinhado a esse movimento do mercado, em 2020 o Grupo Utam investiu numa nova plataforma on-line visando melhorar a experiência de compra virtual de seus clientes. A estratégia foi bem-sucedida e trouxe números de avanço significativo em curto espaço de tempo. A operação resultou crescimento de 510% no primeiro ano apurado (2021) e de 132% em 2022 sobre o faturamento de 2021.

Os resultados impulsionaram o desenvolvimento do e-commerce no B2B. A gerente de marketing do grupo, Fabiana Aprile De Freitas Silveira, revela que investir em ações para divulgação e crescimento da marca no mercado on-line tem sido uma prioridade para alavancar vendas. “A entrada no B2B nos dá sinais de maior interesse de nossos clientes e isso incentiva nossa busca contínua neste segmento”, comenta. 

“Os produtos que compramos na loja on-line da Utam são diferenciados. Nossas lojas trabalham com produtos de luxo, voltados a clientes AA, a quem queremos oferecer produtos excelentes. E o café Utam se enquadra nesse segmento”, destaca Aurinete Lopes, da Oculum Óticas.

Carlos Alberto Araújo dos Santos, dono da Broto Empório e Beleza, em Ribeirão Preto, é outro cliente B2B que festeja a praticidade, facilidade e rapidez da plataforma. “O canal B2B é muito prático porque posso fazer o pedido no site a qualquer hora e o sistema de pagamento é fácil e rápido, incluindo a emissão da nota fiscal. Atendo clientes de salões de beleza e estética, tanto de forma física, como no e-commerce, e a aceitação aos produtos Utam é ótima”, diz Carlos, cliente da marca há três anos.

Embora as pontuações de vendas do grupo Utam pela internet ainda sejam dominadas pelo formato B2C (business-to-consumer - empresa para o consumidor), a direção da empresa acredita que o recente lançamento da plataforma B2B deve levar a uma paridade entre esses segmentos. A previsão é dobrar o faturamento das vendas pela internet ainda em 2023.

Para 2023, a Utam planeja crescer 100% acima do faturamento alcançado em 2022 no patamar das vendas on-line com apoio da plataforma B2B, por meio de campanhas específicas que mostram todas as vantagens deste canal de vendas e, consequentemente, atraem novos cadastros.

Benefícios do B2B
Com o B2B, a compra dos produtos Utam por outras empresas pode ser feita por smartphone, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Todos produtos da marca estão disponíveis e as barreiras geográficas deixam de existir, uma vez que as empresas consumidoras podem fechar negócios a partir de qualquer lugar do Brasil, como a Oculum Óticas e a Broto Empório e Beleza. Descontos, promoções e novidades da indústria também podem ser aproveitadas pelos clientes B2B.

Além da otimização de negócios corporativos, o B2B promove maior retenção de clientes, gerando alta quantidade de transações e recorrência de receitas. De acordo com projeção feita pela consultoria Mckinsey, até 2027, o mercado global B2B deve alcançar movimentações da ordem de US$ 20 trilhões.

Performance por regiões
As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste concentram o maior volume de vendas on-line da Utam, sendo 73% no Sudeste, 14,1% no Sul e 6,3% no Centro-Oeste. As regiões Norte e Nordeste respondem por 1,2% e 4,5%, respectivamente. Fabiana Aprile Silveira afirma que todos os produtos da marca têm grande receptividade pelos consumidores virtuais, que gostam de novidades e lançamentos como linhas diferenciadas linhas premium de cafés e métodos especiais de preparo. 

Visite a loja on-line Utam e conheça os acessos de compra B2C e B2B:  www.lojautam.com.br.

Publicado em: 12/04/2023 por Café UTAM S.A.

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