Noticias

Cientistas de Campinas pesquisam café que nasce sem cafeína

Para as pessoas que mantêm dietas restritas de cafeína ou mesmo são intolerantes, aqui vai uma notícia animadora. A pesquisadora Maria Bernadete Silvarolla, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), trabalha há 20 anos para desenvolver uma muda de café que tenha, naturalmente, baixíssimo teor de cafeína, desde a fase do cultivo.

Desse modo, o fruto não precisaria passar por diversos processos químicos que reduzem o teor da substância, que pode afetar, ainda, o aroma da bebida. Mas segundo a pesquisadora, uma pesquisa como essa, requer um longo período até que consiga a viabilidade comercial. “Diria que estamos mais ou menos no meio do caminho”, disse ela ao GLOBO.

As plantas que deram origem à pesquisa são de sementes da Etiópia, trazidas ao Brasil em 1963. Entre mais de 2 mil pés de café etíopes, foram encontrados, três com teor de cafeína de 0,07%. O café descafeinado tem até 0,10% do componente, e o tradicional, mais de 1%.

O problema é que apenas três plantas, não garantem a viabilidade comercial dessa descoberta. Era preciso gerar mudas que pudessem atender às fazendas produtoras. Para resolver este problema, em 2003, teve início o cruzamento dessas plantas de baixo teor de cafeína com sementes de café tipo arábica, já comercializados.

Mas em meio a solução, surgiu um novo problema. Entre o plantio e o nascimento dos primeiros frutos, são necessários seis anos. E somente após sete gerações de cruzamentos é possível dizer que a planta já tem uma uniformidade genética estabelecida, ou seja, não deverá mais sofrer alterações de padrão. Outro obstáculo, é que esse café, caso seja comercializado, terá características mais parecidas como que é cultivado na Etiópia, ou seja, um sabor e aroma mais floral e frutado, diferente do que é cultivado no Brasil.

Fonte: Abic / Adaptado por Verbo Nostro Comunicação Planejada

Publicado em: 26/04/2019 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias

Mesa posta, coração aberto: o Natal começa à mesa

O Natal tem um jeito próprio de acontecer. Ele se revela no aroma do café passado na hora, na mesa posta com cuidado, nos detalhes pensados para acolher. São...
Veja Mais.

Panettone de café? Temos. E com harmonizações que elevam a experiência neste Natal

O Natal combina com mesa farta, boas histórias e, claro, café de qualidade. Pensando nisso, a Utam preparou uma seleção especial de...
Veja Mais.

O tempo passa. O café fica!

O dia 16 de dezembro tem um sabor especial para quem ama café: o Grupo Utam completa 56 anos de história e comemora a data do jeito que mais combina com a marca:...
Veja Mais.

Copyright © 2026 Café Utam
Telefone:
Matriz: Ribeirão Preto - SP – 16 2101 3101
Filial: Piumhi - MG – 0800 591 3747
São Paulo - 11 3660 1760
Belo Horizonte - 31 3416 7774
Informações da Empresa
Relatório de Igualdade Salarial 1º Semestre
Relatório de Igualdade Salarial 2º Semestre
Contato
Sugestão/Crítica
logo PI