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Cápsulas de café: elas estão em todos os lugares

Há cerca de cinco anos, os cenários mais prováveis para se encontrar cápsulas e máquinas de café podiam ser, por exemplo, uma clínica médica moderna, a recepção de uma multinacional ou escritório de advocacia de grande porte nos centros urbanos. Gradativamente, o rótulo de utensílio sofisticado e para poucos que as máquinas de café adquiriram foi se descaracterizando entre os brasileiros. Desde 2013, quando começaram a surgir marcas variadas no mercado, o comércio das monodoses aumentou exponencialmente no Brasil. Hoje, é comum encontrar as tão sonhadas máquinas em todos os ambientes, na cozinha de um apartamento, nas salas de estar dos brasileiros, em empresas de pequenos e médios portes, academias, bares e restaurantes, cafeterias, salões de beleza, entre vários outros espaços.

O Grupo Utam acompanhou essa tendência de consumo se formando logo de início. A empresa foi pioneira em lançar as primeiras cápsulas monodoses compatíveis ao sistema Nespresso no segmento de varejo brasileiro há sete anos, com a criação da linha Utam Uno.

Atualmente, a linha Utam Uno conta com cinco blends: Gourmet, Classic, Intenso, Descafeinado e a recém-lançada Orgânico - certificada pela IBD (maior certificadora da América Latina e a única brasileira de produtos orgânicos).

Mercado ascendente

A chegada de novas cápsulas de marcas e blends variados no mercado brasileiro de alimentação, estimulou o Grupo Utam a inovar e a buscar aprimoramento de sua linha de cápsulas. Esse panorama foi mudando gradativamente e ficou um pouco mais acentuado depois que a quarentena decorrente da pandemia do novo Coronavírus teve início no Brasil em março deste ano.

Dados atualizados da Abic mostram que a procura pelo café nos diversos pontos de venda teve, de fato, uma alta pontual durante a pandemia. O trabalho em home office, a necessidade de recarregar as energias e pausa gostosa dada por uma boa xícara de café podem justificar esse aumento. A diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho, diz que o crescimento no varejo foi na ordem de 6% - entre os meses de março e abril.

O aumento da procura pelas cápsulas da Utam coincidiu com o lançamento de novas linhas de café, como o “Fazenda Santa Alcina”, em 2020, que conta com as cápsulas de alumínio, em versões premium e aromatizadas de chocolate e baunilha. Essa nova linha de café é elaborada com grãos gourmet arábicas, cerejas maduras descascadas – provenientes da região da Alta Mogiana, no estado de São Paulo – e peneiras de 16 a 18.

Apesar do lançamento de uma nova linha gourmet de cápsulas, o Grupo Utam já vinha sinalizando números crescentes em volume de vendas antes da pandemia e se mostrando atento ao movimento do café no mercado e também à ascensão das cápsulas.

A executiva do grupo Ana Carolina explica que, nos últimos anos, a indústria de café tem investido pesado na fabricação e na diversificação das monodoses. “Nossa expectativa é que a produção da nova linha de cápsulas de alumínio crescerá em torno de 20%. Atualmente, representam cerca de 7% das vendas de cápsulas de marcas pertencentes ao Grupo Utam, mas devem chegar a 15% até o final de 2020”.

O Grupo tem produzido cerca de 300 mil cápsulas por mês, somando suas marcas às marcas que produz para terceiros, mas esses números são cada vez mais crescentes e devem chegar a 6 milhões de cápsulas anuais até o final deste ano.

Publicado em: 19/08/2020 por Café UTAM S.A.

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