Noticias

Borra de café é transformada em biojoias para presentear mulheres do Painel Cocred

Biojoias criadas e produzidas a partir da borra de café como matéria-prima foram escolhidas para serem entregues como brindes às participantes do evento “Painel Cocred: Mulheres em foco”, realizado pela cooperativa financeira Sicoob, no dia 27 de outubro, no Centro Administrativo Cocred, em Sertãozinho (SP).

As peças artesanais - colares -, são assinadas pela designer de produtos Ana Paula Naccarato e integram a coleção do projeto Recoffee Design, marca com sede criativa em Ribeirão Preto, voltada ao desenvolvimento de produtos sustentáveis e que há três anos mantém parceria com o Grupo Utam, também de Ribeirão Preto. No catálogo da Recoffee há mais de 60 itens, que podem ser acessados e adquiridos pela loja on-line Utam.

O projeto utiliza os resíduos do café coado servido na indústria de café, que entram na linha de produção da Recoffee Design in natura e passam pelas etapas de secagem, incorporação de resina vegetal e acabamento. “Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Utam, que nos motiva e é diferencial na solidificação da confiança em nosso produto junto ao mercado”, assegura a designer Ana Naccarato.

Apoiar o trabalho da Recoffee amplia a participação do Grupo Utam em diferentes etapas da atividade cafeeira, que era presente da produção à comercialização, e agora alcança o reaproveitamento dos resíduos orgânicos pós preparo da bebida. “Além de valorizar a arte e fomentar a economia criativa, o apoio ao projeto Recoffee atende à busca da Utam pelo descarte consciente e reutilizável. É menos lixo e menos decomposição da borra no meio ambiente”, comenta Ana Carolina Soares de Carvalho, diretora do Grupo Utam.

O evento “Painel Cocred: Mulheres em foco” foi realizado com foco no incentivo à troca de experiências entre as mulheres cooperadas, que atuam, em grande parte, no setor do agronegócio, além de propor reflexões e discussões sobre o futuro do país, oportunidades em alta e avaliação de riscos. A condução do encontro foi feita pela jornalista Flávia Chiarello. “É muito bacana estar junto neste evento da Cocred, que inspira mulheres a terem autonomia e por ser uma cooperativa que preza pela inovação e sustentabilidade”, ressalta a designer Ana Naccarato. 

Além de colares, a linha Recoffee Design possui brincos, vasos, xícaras, bandejas e relógios de parede, entre outras peças. Todo porffólio é feito em tons terrosos, de acordo com as variações do café.

Publicado em: 03/11/2023 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias