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Bons cardápios fidelizam clientes

Ao abrir um negócio, o empresário precisa se atentar aos detalhes para agradar seus futuros clientes. Em uma cafeteria, o cardápio e a Carta de Café são alguns destes pormenores que são essenciais para manter a clientela fiel ao espaço.

Antes de montar o cardápio completo, lembre-se de  pontos importantes. Para alguns, as cafeterias são lugares de passagem, e por conta disso, precisam facilitar a vida do cliente com produtos básicos e de fáceis escolhas. Mas, vale sim ter alguns produtos na manga: itens que possam surpreender o cliente a experimentar as novidades em cafés ou acompanhamentos.

É preciso então ter em mente que um cardápio de excelência precisa ser bem elaborado e construído de forma a despertar o desejo do cliente.  Isso não quer dizer um cardápio rebuscado, com muitos itens, o que pode até atrapalhar o consumidor. Uma regra funcional é ter uma relação enxuta de produtos, mas com nomes criativos, imagens em boa resolução e descrições atrativas. Outra dica: antes de enviar seu cardápio final à gráfica, sempre revise novamente e se for necessário enxugue ou inclua algum item. 

Mas como montar um cardápio balanceado, funcional e ainda que dê conta de vários paladares? Eder Garcia,  supervisor de food-service do Grupo Utam, tem algumas dicas valiosas. “A primeira medida é analisar o público e a localização da cafeteria, porque, dependendo da região, pode-se oferecer um cardápio mais enxuto ou mais completo”, comenta.  Se a cafeteria estiver na rota de grandes empresas ou escritórios, é bem provável que receba clientes para reuniões de trabalho. Aí o tempo deles pode ser maior, o que dá abertura para experimentarem mais opções de drinks ou criações gastronômicas.

Eder Garcia também diz que a quantidade de funcionários e baristas trabalhando em cada período do local é um fator importante: dependendo da quantidade de mãos disponíveis, a cafeteria pode montar drinks mais rebuscados ou apostar nos mais clássicos e fáceis de montar.

É essencial também planejar o que se deve ter em estoque para atender ao padrão de cardápio. Um produto listado no cardápio não deve nunca faltar. Nada mais desagradável do que oferecer uma opção e simplesmente ter que informar que está em falta. Fuja disso com um bom controle de estoques.

Seja como for, café espresso, pingado e cappuccino tradicional não podem estar ausentes nessa Carta, que deve ter no mínimo cinco opções da bebida. “De início, nós sempre recomendamos as bebidas básicas, pois a estrela desse negócio sempre será o café”, aponta.

Os acompanhamentos podem ser indicados para todas as bebidas e podem incluir chantilly, bordas cobertas com doces, coberturas extras ou com confeitos. A última dica que o supervisor dá para um cardápio mais completo é dividi-lo em sessões. “É importante ter, na sua Carta de Café, uma sessão para os drinks, para as bebidas quentes e para as bebidas geladas. De resto, se o funcionário souber tirar um café perfeito, o negócio já estará muito bem encaminhado”.

Publicado em: 09/09/2020 por Café UTAM S.A.

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