Noticias

Barista: a arte de servir e treinar

Além de um portfolio variado – desde cafés moídos, em grãos, as modernas cápsulas, a linha premium com cafés especiais - para atender a todos os gostos e perfis de clientes que amam café, o Grupo Utam oferece uma linha de serviços especializada por meio de sua equipe de baristas. Isso porque, além de sua vasta experiência em oferecer cafés de qualidade, sua equipe está sempre atenta a ir além, através de novas formas de se extrair o melhor café na hora de servi-lo ao cliente final.

A equipe de baristas  trabalha atualizada às  mais modernas tendências para oferecer consultoria em alto nível. O objetivo é orientar profissionais no preparo dos melhores cafés e drinks com as máquinas mais adequadas para o negócio do cliente. Além disso, os baristas são responsáveis pelo treinamento dos parceiros (cafeterias, restaurantes, padarias e outros pontos de vendas) no manuseio correto de equipamentos,  bem como na definição de cardápios, entre outros aspectos que envolvem a venda e o consumo de café.

Dessa forma, os clientes da linha Food Service do Grupo Utam tem acesso a um treinamento amplo de um profissional do café. O barista, afinal, é um especialista: depois de se formar em cursos, torna-se perito no conhecimento das variedades de grãos de cafés – desde quando é plantado e torrado até ser servido nas xícaras. Eder Garcia de Oliveira, barista e atual supervisor de food-service da Utam, brinca que o barista é praticamente um  “sommelier” do café.

“Hoje a empresa fornece uma ampla  consultoria – desde qual  melhor máquina para cada perfil de estabelecimento, e oferece treinamento técnico sobre todos os tipos de café: em todos os processos de extração de café”, conta.

 

E esse serviço veio no momento certo. O supervisor comenta que, cada vez mais, o gosto do consumidor tem se transformado. “Antigamente, essa era uma exigência de clientes dos grandes centros urbanos, mas hoje existem cafeterias em cidades de diferentes portes que investem no  ritual de fazer o café – seja  coado ou extraído por máquinas, com mais técnica e rigor, ali na hora para servir o cliente”. Eder também diz que os cafés especiais estão em grande ascensão. “As pessoas têm mostrado criteriosas na escolha dos melhores sabores de café. Antigamente era só tomar café. Hoje degustar tornou-se primordial”, conclui.

Publicado em: 26/08/2020 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias