30 de maio de 2016
O café está presente na grande maioria das casas brasileiras, sendo um dos produtos mais consumidos do país. Atualmente, o consumidor brasileiro tem se tornado mais exigente, buscando produtos de maior qualidade e de boa procedência. Esse cenário tem exigido que a indústria de café se esforce para satisfazer esse desejo por qualidade. Atenta a esse novo cenário, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) decidiu reforçar seu Programa de Qualidade do Café (PQC).
O programa de certificação, existente há 12 anos, conta hoje com 110 empresas classificadas entre as 400 associadas da ABIC no país. A adesão ao programa é voluntária e continuará a ser nos próximos três anos, mas o plano é que passe a ser mandatória ao fim desse prazo. A intenção é atrair agora mais pequenas e médias empresas.
As empresas associadas ao programa recebem um selo de qualidade que é dividido em três categorias: Tradicional, Superior e Gourmet. A meta da associação é ampliar para 200 o número de produtos com o selo Superior. Hoje, são 132 itens - e para 200 os da categoria Gourmet, atualmente em 155 produtos.
Para obter o selo, as torrefadoras têm de atender a vários requisitos em relação às características do café comercializado e ao processo de fabricação. Em uma das fases do processo, laboratórios credenciados pela ABIC fazem a análise sensorial do café para determinar a qualidade global e em que categoria será classificada.
Outra novidade do Programa de Qualidade do Café da ABIC é a certificação de cafés em cápsulas. Segundo dirigentes da associação, 12 empresas, das cerca de 90 desse segmento no país, já indicaram interesse no programa.
Fonte: Portal ABIC – Adaptado por Verbo Nostro Comunicação Planejada
Publicado em: 27/05/2016 por Café UTAM S.A.