Noticias

“Um espresso Utam Uno”, per favore!

No ano de 1954 um italiano de Sicília, a maior ilha da Itália, saiu com 30 anos rumo ao Brasil, terra que conheceu durante a Segunda Grande Guerra Mundial através dos relatos dos soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB). A bordo do navio Castel Bianco, Francesco Cammilleri, chegou às terras brasileiras para esquecer da tristeza da guerra e reconstruir sua história. Ele escolheu viver no novo país, mas trouxe a Sicília em seu coração.

Quatro anos depois de sua chegada e passagens por grandes confeitarias e restaurantes da época, Francesco chegou a Ribeirão Preto, onde resolveu abrir uma cantina, a “Bella Sicília”, em homenagem à sua terra natal, mantendo suas raízes e tradições. Hoje, mais de 60 anos depois, a cantina é uma das mais tradicionais da cidade e, desde quando abriu suas portas, o negócio é administrado pela família Cammilleri.

Francesco Cammilleri faleceu em 2017 aos 93 anos, deixando a esposa, Sílvia Papa Cammilleri; três filhos, Francesco, Salvatore e Anna Cammilleri; e três netos. Atualmente no comando da Bella Sicília, na maioria dos dias, estão a mulher, os filhos Francisco e Salvador, e o cunhado, Carlos Alberto Papa. Nas paredes “Bella Sicília”, os registros e lembranças de toda a trajetória familiar e, também, do local. “Desde a época que meu pai saiu da Itália, até os seus últimos dias, sempre procuramos tirar fotos, guardando cada momento nas paredes da casa”, explica Salvatore.

Quem visita a casa é envolvido pela temática italiana. Além da decoração com camisas de futebol (do Palmeiras, Botafogo-SP, clubes italianos e da Seleção Italiana) nas paredes, as músicas tradicionais ajudam a compor o cenário da Itália. O grande atrativo são massas, feitas com as receitas de família, das nonas, das mammas e, agora, dos filhos. Sempre pioneiro em Ribeirão Preto, foi Francesco que trouxe a pizza brotinho, massas para comer na hora ou levar para casa e o, tradicional, frango assado.

Mais recentemente, a Bella Sicília também passou a incluir no seu cardápio os produtos do Grupo Utam. Segundo os atuais proprietários, a casa sempre ofereceu o cafezinho depois do almoço, como forma de agradar o cliente. “Buscamos a Utam, uma marca de Ribeirão Preto, tão tradicional como a nossa, para servirmos o melhor produto para os nossos clientes”, explica Francisco.

As duas empresas parceiras têm algo em comum: são pioneiras e tradicionais na cidade, além de modernas. A Cantina serve a linha de monodose Utam Uno de cafés espressos. As cápsulas Utam Uno escolhidas para o cardápio proporcionam a versatilidade de oferecer uma xícara de café de acordo com o paladar de cada cliente, uma vez que apresenta cinco tipos diferentes de blends e cada cápsula faz uma dose de café espresso. “O cliente da Bella Sicília pode escolher desde um café Intenso a um Descafeinado ou até mesmo o Orgânico para finalizar seu almoço”, diz Elysson Mathias, barista do Grupo Utam.

A Cantina também conta com a máquina Utam Prima, equipamento profissional para extração de café em cápsulas, que apresenta 20 bar de pressão, ou seja, excelente para extrair o espresso perfeito. Além disso, tem dois bicos de extração, fazendo dois espressos por vez e possui aquecedor de xícara, mantendo a temperatura do café quente por mais tempo.

Salvatore ressalta que pretende inserir outras opções da marca no cardápio. “Quero fazer bebidas mais elaboradas e, talvez, colocar alguns produtos da marca para vender aqui. Afinal, somos todos uma famiglia”, brinca o proprietário.

Durante a pandemia do novo Coronavírus, a Bella Sicília redobrou seus cuidados dentro do estabelecimento. A Cantina funciona de terça a domingo, das 11h às 15h30, na Av. Independência, 294, Centro e também  presta  atendimento pelo sistema delivery  pelo  telefone (16)  3610 1165 ou whatsApp (16)  99231 0186.

Publicado em: 13/01/2021 por Café UTAM S.A.

Ultimas Notícias