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Um brinde à nossa bebida preferida!

Neste 14 de abril uma data importante marca o nosso calendário: o Dia Mundial do Café - bebida que cultivamos, apreciamos, preservamos e levamos até aos nossos consumidores todos os dias. Há 53 anos, o Grupo Utam vive intensamente uma produção genuína e fabrica um produto que é primordial às famílias brasileiras – do café matinal que dá força ao trabalho e aos estudos e reflexões, aos encontros familiares e entre amigos – que trazem mais sabor aos momentos especiais da vida. 

Essa bebida admirada por diferentes gerações tem sua origem em nosso país no século 18. A história registra que as primeiras mudas desta planta de sabor contemplado foram enraizadas pelos idos de 1720, na província do Pará. 

“São três séculos de história, muitas gerações e estados envolvidos nesta produção, que construiu uma cadeia entrelaçada entre produtores, fabricantes, fornecedores, supermercadistas, revendedores e consumidores. Um ciclo de riqueza da nossa história, que vale sempre ser sempre lembrado”, comenta a diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho.

Mais dias para comemorar
O café é uma bebida tão amada, por diferentes povos e, por isso, tem modos variados de extração e diferentes datas comemorativas. Além do Dia Mundial do Café, em 14 de abril, foi decretado por iniciativa da ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café, o Dia Nacional do Café, celebrado em 24 de maio. E, entre diversos países, há ainda o Dia Internacional do Café, em 1º de outubro. São três datas que movimentam toda cadeia do produto com ações que marcam a importância desta bebida em todo o mundo.  

Consumo em alta
Mas o que faz o café ser tão amado e cada vez mais consumido em diferentes localidades? Em recente pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), em 2021, o consumo no Brasil alcançou 21,5 milhões de sacas. O país é o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Uma pesquisa de comportamento do consumidor recentemente desenvolvida pela Abic ao São Paulo Coffee Hub, trouxe indicativos que apontam: a relação com a bebida teve mudanças significativas nos últimos dois anos. Ficou claro para o mercado que a pandemia da Covid-19 não conseguiu afastar as pessoas do café, mesmo com cafeterias, lanchonetes e restaurantes fechados em tempos de isolamento. O resultado foi um aumento de consumo dentro de casa – mais de três vezes ao dia, para pelo menos 26% do público entrevistado. A bebida que, antes já era requisitada nas horas de intervalos da rotina, parece que se tornou companheira de quem esteve distanciado em casa.

Para a diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho, a pesquisa veio comprovar que o café faz parte do dia a dia do brasileiro. “Com a pandemia, este produto demonstrou ser uma opção de aconchego entre os núcleos familiares”, avalia.

O aroma conhecido, vindo de tantas lembranças para muita gente que ama as convivências, parece que foi necessário para suprir as conexões reais no período. Segundo o psicólogo Marcelo Filipecki, do ponto de vista psicológico, o ato de se alimentar vai muito além de responder à uma necessidade fisiológica e nutricional. É um império ritualístico e simbólico que teve um papel importante nestes últimos dois anos. “Comunhão, autenticidade, cumplicidade, são construções cognitivas e emocionais do alimentar-se. Naturalmente, o café é um nobre em tal império, entre os alimentos afetivos. Tomá-lo pode ser, simples e absolutamente, reconfortante. Pode nos remeter à ideia de aconchego, de ‘calma aí, relaxa, tudo vai dar certo’. Mesmo durante uma pandemia”, explica.

Segundo a Psicologia e a Neurolinguística, associação direta entre o consumo de café e aquele instante de puro prazer pode ser veículo de relembrança e expressão de nossos valores, hábitos e princípios. “Portanto, em seu sabor e aroma nos resgatamos, reconhecemos e reencontramos, gerando sentimentos de profunda plenitude e paz. Desse modo, podemos voltar ao nosso cerne, afim de que consigamos alinhar razão e emoção de maneira equilibrada, maximizando as possibilidades de saúde mental e, no mínimo, auxiliando na estruturação da funcionalidade social”, acrescenta o psicólogo.

Promoção Utam
O Grupo Utam não deixa essa data especial passar em branco e oferece uma promoção especial para os coffee lovers de plantão: o ecommerce da empresa oferecerá várias promoções entre 14/04 e 24/05, ciclo comemorativo entre o Dia Mundial do Café e Dia Nacional do Café. E para iniciar o ciclo, a loja virtual está oferecendo uma xícara de ágata de brinde para os consumidores que comprarem mais de R$ 120 em cafés torrados e moídos da loja. Aproveite! 

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