Facebook Instagram Contato
Food Service
menu

Noticias

Papo com o Barista foi agenda em Ribeirão Preto no Dia Nacional do Café

Como como diferenciar sabor, aroma, corpo ou notas sensoriais do café? Afinal, o que comprova que um café é de excelência? Esses foram alguns dos assuntos do workshop "Papo com o Barista sobre Cafés Especiais" promovido pela rede Sam´s Club - em parceria com o Grupo Utam, no dia 24 de maio, em Ribeirão Preto (SP). O encontro, realizado, a partir das 19h30, contou com mais de 50 pessoas interessadas nas dicas e na experiência do barista supervisor de food service da Utam, Eder Garcia.

O barista explicou aos participantes as principais diferenças entre café arábica e robusta; mostrou como funciona classificação por origem e defeitos; as três características básicas do produto: sabor, aroma e corpo; notas sensoriais do café (itens como doçura, aroma, sabor, aftertaste e adstringência) e não faltou informações para quem tem interesse em aprender como extrair um café perfeito.  Segundo ele, essa é uma tarefa que começa na escolha da embalagem do café. “É importante pesquisar antes qual café tem selo de qualidade Abic ou  os internacionais, que garantem processos e produtos de excelência e sustentabilidade”. 

Garcia também trouxe dicas para fazer um café com gosto cada vez mais aprimorado, citando diferentes métodos de extração – do tradicional coador a técnicas mais sofisticadas, como prensa francesa, café turco, Moka (cafeteira italiana) e destacou o Hário V-60 – que leva o nome de seu fabricante, uma empresa japonesa. Este método pode ser encontrado em três diferentes materiais: cerâmica, vidro e plástico e todos têm uma grande passagem na parte de baixo. O filtro de papel também é diferente. Ao contrário dos tradicionais, tem formato de cone, permitindo que a filtragem seja por igual e não deixa que o fluxo de água encontre qualquer tipo de obstáculo.  “Essa é uma tecnologia que permite a extração de uma bebida bastante saborosa e sem resíduos na xícara, permitindo que se perceba as notas sensoriais e aromáticas do grão de café usado”. 

Sobre o método mais escolhido nas casas brasileiras, o tradicional coador com filtro, Eder Garcia diz que prefere os filtros em papel e comentou que modelos em pano costumam interferir no sabor final, além de outras dicas.

Durante a apresentação, os participantes provaram os cafés do portfolio Utam: Tradicional, Speciale (superior) e o Café Fazenda Santa Alcina (gourmet).  A degustação foi mediada pelo barista com explicações sobre as características de cada produto.  Ao final, foram realizados sorteios de vários kits de cafés e de produtos Sam´s Club.

Segundo Eder Garcia, o objetivo da apresentação foi levar mais informações para as pessoas que apreciam essa bebida genuinamente brasileira. “Por conta da quantidade de pessoas presentes, foi muito interessante perceber que as pessoas se preocupam com o café que consomem ”, disse. O barista também recomendou que um bom café tem haver também com a forma de degustá-lo. “O café precisa ser tomado com tranquilidade, para que se perceba as suas nuances e o momento de prazer que ele proporciona”, concluiu.

Para Adriana Begnini, diretora do Sam´s Club, em Ribeirão Preto, poder receber os sócios e oferecer um delicioso café acompanhando de muito conteúdo foi um momento gratificante. "Com o retorno dos eventos presenciais, queremos sempre propiciar aos nossos sócios eventos como este”, comentou durante o bate-papo.

AnteriorGrupo Utam participa da Fispal Food Service 2022PróximoGrupo Utam realiza workshop no Dia Nacional do Café

©2024 - Café Utam
Matriz: Ribeirão Preto - SP – 16 2101 3101
Filial: Piumhi - MG – 37 3371 2544
São Paulo - 11 3660 1760
Belo Horizonte - 31 3416 7774

Desenvolvido por Projeto Integrado

Projeto Integrado