Facebook Instagram Contato
Food Service
menu

Noticias

Grupo Utam oferece apoio cultural à Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

A 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL)  acontece de 20 a 28 de agosto, em Ribeirão Preto, no interior paulista. Pela sexta vez consecutiva, o Grupo Utam é um dos apoiadores culturais do evento e promoverá degustação do café Utam Gourmet no camarim do Theatro Pedro II para escritores, artistas participantes e imprensa, bem como no espaço Ambient de Leitura para convidados da feira, na Esplanada do teatro. 

A cerimônia de abertura do evento acontece nesta sexta-feira (19), com dois espetáculos musicais, a partir das 19h30, no Theatro Pedro II. No Hall  do teatro  haverá apresentação do Coral Unaerp, que traz um repertório especial com clássicos do Samba, sob regência de Cristina Modé e participação de alunos e colaboradores da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).  Às 20h, na sala principal do Theatro Pedro II,  terá o espetáculo cênico-musical “Terra Brasílis: toda esta poesia!”, com a Academia Livre de Música e Artes (Alma). Unindo teatro e música, o roteiro promove uma viagem pela história da poesia brasileira, da Carta de Pero Vaz de Caminha ao século 20, com destaque aos poetas referenciais da literatura nacional. Os interessados em participar devem retirar ingressos no dia do evento, na bilheteria do Theatro Pedro II, das 9h às 19h.
 
A diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho, comenta que a FIL é um dos maiores eventos culturais do país, que tem um papel primordial na formação de leitores e na propagação da cultura para a população. “Estamos muito felizes que a Feira do Livro volta  a acontecer na cidade sede de nossa matriz e, desta forma, enriquece a cultura local e de todo país, já que nesta edição assumiu o formato híbrido, com atividades presenciais e outras com transmissão on-line. São 21 edições e muita história para contar e há seis anos nosso café está nos bastidores do evento, aquecendo esse momento de muita reflexão, cultura e encontros”, destaca a executiva.

De todos para todos
Com programação pensada e construída a partir do tema “Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira”, a 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto celebra a produção dos escritores nacionais e internacionais. “É muito representativo que a FIL traga a literatura brasileira para o protagonismo numa edição que é pautada por um recomeço após dois anos de suspensão de tudo em função da pandemia do Coronavírus. Nossa língua nacional é muito rica e muito expansiva e merece ser celebrada”, comenta Adriana Silva, curadora do evento e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, entidade realizadora da feira. 

Para Dulce Neves, presidente da Fundação, colocar a literatura brasileira como baliza da agenda é um marco importante dentro da história da FIL. “A feira sempre teve seu foco no incentivo à descoberta da magia dos livros e ao encontro com o prazer da leitura. Sempre estimulando a formação de novas gerações de leitores. Nesta edição, a ideia é oferecer ao público uma oportunidade de aproximação com a produção literária brasileira de forma ampla e completa, para além do que a grande mídia divulga”, sublinha Dulce Neves. 

Formato da feira
Totalmente gratuita e com mais de 200 atividades para públicos de todas as idades, a feira também terá transmissão on-line de alguns eventos, marcando a estreia do formato híbrido, ampliando o alcance e a participação de pessoas de todo o Brasil e do exterior. O acesso virtual é pelo endereço www.fundacaodolivroeleiturarp.com e pelo YouTube da Fundação do Livro e Leitura.

Salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposições, shows musicais, espetáculos teatrais para os públicos adulto e infantil, intervenções culturais, workshops e contações de histórias são algumas possibilidades disponíveis a partir das 9h deste sábado (20).  

Para saber mais sobre a FIL 2022:
Plataforma www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
YouTube (FeiraDoLivroRibeirao)

AnteriorLivro resgata a história por trás dos cafezais paulistasPróximoGrupo Utam comemora Dia dos Pais com promoção na Loja Online

©2024 - Café Utam
Matriz: Ribeirão Preto - SP – 16 2101 3101
Filial: Piumhi - MG – 37 3371 2544
São Paulo - 11 3660 1760
Belo Horizonte - 31 3416 7774

Desenvolvido por Projeto Integrado

Projeto Integrado