Facebook Instagram Contato
Food Service
menu

Noticias

Escola de música no interior de São Paulo incrementa espaço interno com cafeteria própria

Desde os oito anos de idade, o francano Marcos Rodrigo Luz, 47 anos, já se considerava músico. O talento foi herdado de outras gerações de sua família e ele sempre manteve a tradição dos instrumentos de cordas, mas com algumas aventuras no piano.  Ainda jovem, ficou dividido entre a paixão musical e o sonho de ser jogador de futebol. Nem a música e nem o esporte deram o norte de seu caminho profissional.  O tino comercial falou mais alto.

A vida profissional de Marcos seguiu com muitos compromissos, mas ele sempre manteve a ligação com a música. Até hoje, toca na igreja católica que frequenta, ao lado da esposa Silvia D’Andréa Luz. O casal montou uma escola de música em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
A ideia da escola surgiu de uma forma inusitada. Em uma véspera de feriado em 2018, o até então vendedor de cosméticos e a professora da rede pública municipal de Ribeirão Preto, tiveram uma mudança em suas vidas após ouvir um CD de música gospel. “Minha mulher estava em oração no quarto e me procurou para dizer que Deus havia falado no coração dela para abrirmos uma escola de música”, conta Marcos. Marcos aceitou o desafio assim que a esposa comentou o fato.  
 
A criação da escola
O casal iniciou o planejamento da montagem do espaço e juntos fizeram os cálculos de quantos alunos precisariam para manter o projeto. No dia seguinte, Marcos pegou sua moto e foi atrás de um espaço próximo à igreja que frequentam, para então começar a colocar em prática o novo sonho. “Eu disse a minha esposa que se fosse realmente uma vontade de Deus daria certo. A ideia inicial era formar músicos para a igreja”, revela.

O imóvel foi encontrado na Rua Tenente Catão Roxo, 706, no bairro Monte Alegre. Ali, Marcos e Silvia inauguraram a Santa Cecília Formação Musical. “Não tínhamos um real no bolso. Tive que vender meu carro para comprar os equipamentos que precisávamos e alterei a decoração da casa com aquilo que achei que seria o mínimo para começar”, lembra Marcos. 

Evolução do sonho
Pelos cálculos do casal era preciso, no mínimo, de 25 alunos para a escola funcionar. “Minha estimativa era de que com três meses atingíssemos o ponto de equilíbrio. Exatamente no dia que completou o terceiro mês, o 25º aluno fez sua matrícula na escola. Depois, finalizamos o ano com 37 alunos”.

Marcos também lembra que, nos primeiros meses da escola, existiam apenas três salas. Uma para ele trabalhar com aulas de violão, outra para a esposa ministrar aulas de piano e outra para musicalização infantil. No primeiro ano, contrataram outro professor, amigo do casal, para dar aulas de guitarra e contrabaixo. “Em novembro do primeiro ano, fiz um estúdio na sala onde eu dava as aulas, com revestimento acústico. Em agosto do segundo ano, fizemos mais uma reforma e construímos cinco salas, ficando ao todo com oitos salas. Transferimos o espaço da musicalização infantil para o quintal com aplicação de gramado sintético e decoração apropriada às crianças”, comenta.  O crescimento veio logo. No final de 2019, a escola encerrou o ano com 104 alunos.

Novos rumos
No meio da pandemia de Coronavírus, o casal teve a ideia de alugar a casa ao lado da escola – que pertence ao mesmo dono do prédio onde está instalada a Santa Cecília. “Nossa ideia era quebrar a parede e crescer o dobro. Alugamos a casa e na semana seguinte começou a pandemia”, lembra o músico. 

Segundo Marcos, mesmo com o decreto de fechamento das escolas, o projeto de reformas foi mantido e as obras já previstas seguiram. Desta adequação, mais sete estúdios foram construídos. “Mesmo com a pandemia, fechamos o ano com 206 alunos”. Isso nos dois primeiros meses de isolamento social, com aulas online. 

Com o relaxamento das leis que restringiam os comércios locais e novas decisões para o retorno das aulas presencial, a escola seguiu as regras e recomendações das autoridades e voltou a atender os alunos nas novas dependências. “Aqui na escola não há aglomeração. São aulas individuais e é imprescindível que os alunos e professores utilizem máscaras”, afirma. 

Escola ganhou cafeteria 


Diante da reforma, veio a vontade do casal em investir na quarta expansão da escola e, desta vez, criaram uma cafeteria na área interna. O antigo local da musicalização infantil cedeu espaço para as cadeiras, lanchonete e, claro, uma máquina de café profissional. “Nesse quintal, fizemos um espaço para os pais aguardarem os alunos e foi aí que lembrei do Café Utam, que para mim é referência na região”, destaca Marcos.

A nova cafeteria conta, além de uma máquina de café Phedra, com freezer de açaí e mesas com adesivos com a logo da Utam. O cheiro do café no novo espaço transformou a escola. “Agora, a cafeteria é o ambiente interno que serve para os momentos de repouso e de aconchego aos alunos. “Tem estudante que sai do serviço e para aqui para tomar um café, ler um livro ou mesmo estudar música ou outras matérias da escola”, revela. 

O casal optou por oferecer um leque maior de opções de bebidas quentes e hoje conta com a linha gourmet do Grupo Utam.  “A maioria dos alunos preferem o cappuccino e do achocolatado, por isso foi uma escolha muito acertada”, confessa Marcos. 

Ele ainda comenta que é cobrado um valor simbólico pelas bebidas quentes, de R$ 2,00. “É engraçado que agora os alunos chegam e já mostram a nota de dois reais para trocar por moedas.  
Paralelo aos momentos de estudo, a cafeteria tem sido usada pelos alunos, como forma de relaxamento, antes ou depois das aulas. “Tem aluno que chega um pouco antes para tomar um café e fazer a aula um pouco mais tranquilo ou relaxado. E tem estudante que, ao final da aula, vem na cafeteria para tomar seu café”, comenta. 

A Santa Cecília Formação Musical está operando de forma híbrida, tanto presencialmente quanto com aulas online. A escola funciona   de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 21h, e de sábado, das 9h às 12h. As aulas podem ser agendadas pelos telefones: (16) 3877-3177, (16) 98150-2620 e (16) 98235-1900. Além do e-mail para contato: contato@santaceciliamusical.com.br. Conheça as redes sociais (Facebook, Youtube e Instagram) e o site: http://www.santaceciliamusical.com.br/ 

AnteriorNovidade: cápsulas Utam Uno Argento na nossa loja online!PróximoGrupo Utam promove campanha para homenagear Mães

©2024 - Café Utam
Matriz: Ribeirão Preto - SP – 16 2101 3101
Filial: Piumhi - MG – 37 3371 2544
São Paulo - 11 3660 1760
Belo Horizonte - 31 3416 7774

Desenvolvido por Projeto Integrado

Projeto Integrado