Facebook Instagram Contato
Food Service
menu

Noticias

Educação financeira: dê o primeiro passo para um novo ano

Depois dos brindes das festas de final de ano, janeiro é aquele mês que pede cafés um pouco mais fortes para enfrentar os efeitos dos gastos extras - às vezes somados a bagagens de dívidas feitas no ano anterior -, que não só desafiam a planilha mensal, como podem comprometer o orçamento do ano inteiro e minar a realização de outros projetos em curto, médio e longo prazo.

Com objetividade, disposição para mudanças, busca por novos aprendizados e disciplina, é possível construir novos padrões financeiros pessoais, familiares e profissionais. A dica é do educador financeiro Leonardo Facchini, que relaciona três passos básicos para organizar a dinâmica da vida financeira. “Primeiro, é importante ter clareza do que se deseja viver no futuro. Segundo, é preciso acreditar que se é merecedor e capaz de alcançar uma vida próspera. E terceiro, estar disponível para aprender a cuidar de suas finanças”, ensina Facchini, que há 17 anos atua como planejador financeiro.

Sobre o primeiro passo, o educador lembra o distanciamento que a cultura brasileira tem do assunto finanças e incentiva um posicionamento de mudança nesse perfil. “Um erro comum é fazer um orçamento para se livrar das dívidas ou para organizar o dinheiro que se ganha. Isso não funciona a longo prazo porque as pessoas precisam da base de recompensa. Por isso, ter claro o benefício futuro é fundamental para o sucesso das finanças”, detalha.

Ao comentar o segundo passo, Facchini enfatiza a força da fé. “Nesses anos atuando como planejador financeiro, o que mais vejo é a dificuldade das pessoas em crer que são capazes de construir uma vida próspera e abundante. Quando digo ter fé, me refiro a acreditar no potencial extraordinário de cada um de nós para realização do plantio, com uma colheita boa”.

A abordagem do terceiro passo é direta: dedicação ao cuidado das finanças. “É preciso investir tempo para aprender e entender como funciona o mundo das finanças pessoais, seja por meio de vídeos, livros, palestras ou cursos. Com pelo menos uma hora por semana é possível aprender muita coisa e começar a mudar foco e direção”, afirma Leonardo Facchini.

Para todos
Se você está no time de quem pensa que organização e planejamento financeiro são privilégios de pessoas com salários gordos, o educador financeiro adverte que “não importa o quanto se ganha, e, sim, o que se faz com o que se ganha. Muito ou pouco, precisamos entender o valor do dinheiro. Hoje, é possível fazer bons investimentos com R$ 10”.

Outra dica é em relação à participação de toda a família no processo de mudança. “Todos os envolvidos com o orçamento, direta ou indiretamente, devem participar do plano familiar. Se apenas um integrante não participar, ele é capaz de fazer tudo dar errado. Claro que os filhos recebem informações condizentes com suas idades, mas precisam entender que estão juntos num projeto de prosperidade familiar”, aponta Facchini.

O educador financeiro ainda chama atenção para uma diferencial mudança de mentalidade: “Para ter sucesso financeiro, é preciso fazer valer a máxima de ganhar mais do que se gasta. E não gastar menos do que se ganha. A primeira frase é de alguém conectado na energia e vibração da abundância. A segunda é de quem está sintonizado na escassez. E isso limita tudo”, finaliza. Com a vida financeira em dia, com certeza haverá mais tempo livre para os cafés e encontros com a família e os amigos. Com tranquilidade, o sabor destes momentos é sempre melhor. Que tal dar o primeiro passo para sua mudança financeira?

Para saber mais sobre educação financeira:
https://www.instagram.com/leofacchinioficial/
https://www.youtube.com/user/lgfacchini
https://www.youtube.com/user/lgfacchini
https://www.youtube.com/watch?v=1vrOnGlgIl0

AnteriorO café como aliado no desempenho esportivoPróximoIntervalo para o café!

©2024 - Café Utam
Matriz: Ribeirão Preto - SP – 16 2101 3101
Filial: Piumhi - MG – 37 3371 2544
São Paulo - 11 3660 1760
Belo Horizonte - 31 3416 7774

Desenvolvido por Projeto Integrado

Projeto Integrado