Facebook Instagram Contato
Food Service
menu

Noticias

Da força do trabalho ao sabor intenso do café

Diante do cenário da crise sanitária, o setor cafeeiro permanece sustentando boa parcela da economia e com uma produção diária que envolve uma ampla cadeia produtiva, responsável pela geração de mais de 8 milhões de empregos no País, segundo dados do Ministério  da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

De produtores no campo, trabalhadores de chão de fábrica a diversas atuações profissionais, o café é relevante fonte de receita para centenas de municípios, além de ser um importante setor na criação de postos de trabalho na agropecuária nacional.   Neste contexto da pandemia do Coronavírus é um dos segmentos que não parou um dia sequer de produzir.

Essa performance tem permitido à toda cadeia produtora levar café a 95% da população, que de acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC), é o percentual que consome o produto com frequência.

No Grupo Utam, a produção também não cessou. Em 2020, apesar das dificuldades impostas pela pandemia à sua unidade Food Service, já que os diversos pontos de vendas de clientes tiveram que permanecer fechados em função dos decretos das autoridades para cumprimento de distanciamento e isolamento social e lockdowns, a empresa manteve seu patamar de vendas, sustentando seu crescimento no varejo.

Segundo a diretora Ana Carolina Soares de Carvalho, o Grupo Utam permanece com seu propósito de levar café de qualidade à toda população e segue de forma ativa para garantir empregos. A indústria 100% brasileira conta hoje com 241 colaboradores, sendo 165  na matriz em Ribeirão Preto (SP) e 76 na filial em Piumhi (MG). “A empresa administrou suas operações e crescimento perante à crise sanitária, com bastante responsabilidade em relação a todo o corpo de funcionários, promovendo todos os cuidados de forma a mantê-los protegidos”, explica.

Atualmente, a Utam possui uma capacidade produtiva de mais de 1.000 toneladas/mês, atendendo mais de 450 cidades e a uma carteira com cerca de 9.500 clientes ativos.

O Grupo oferece produtos e serviços dentro do mercado cafeeiro. Com marcas fortes já consagradas por seus consumidores, consolidou sua atuação no mercado e segue em crescente evolução.

Panorama do café

De acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), o Brasil é o segundo maior consumidor mundial de café, ficando atrás dos Estados Unidos, que possui 14% da demanda mundial.

Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado no início deste ano apontou que o Brasil deve colher entre 57 e 62 milhões de sacas beneficiadas de café neste ano, o que representa uma alta de 4% em  relação ao período anterior.  

Outro estudo feito pela consultoria Euromonitor aponta que o mercado brasileiro de café premium tem crescido de forma acelerada. Apesar disso, a maior parte do consumo doméstico ainda é de café tradicional. No Grupo Utam, este perfil de compra também se consolida. Em 2020, reunindo todos os formatos de café produzidos pelo grupo, incluindo marcas de terceiros, foram comercializados 85% de café tradicional, enquanto o café premium vendeu 15% desse total. “O café tradicional é historicamente nosso carro chefe em vendas e no último ano se consolidou neste podium, mas o público interessado em cafés gourmets e cápsulas tem despontado como um novo nicho em alta”, analisa Ana Carolina. A diretora explica que mesmo em 2020 quando indústria enfrentou um cenário de crise com vários estabelecimentos fechados pela pandemia, conseguiu um crescimento de 11% neste segmento. “Esse resultado foi obtido na comparação com os números de 2019, o que nos propulsiona a desenvolvermos pesquisas e novos blends”, conclui.

AnteriorDo campo à mesa: um caminho de histórias, aromas e saboresPróximoConsumidor da loja online Utam ganha novo produto no seu dia!

©2024 - Café Utam
Matriz: Ribeirão Preto - SP – 16 2101 3101
Filial: Piumhi - MG – 37 3371 2544
São Paulo - 11 3660 1760
Belo Horizonte - 31 3416 7774

Desenvolvido por Projeto Integrado

Projeto Integrado