Facebook Instagram Contato
Food Service
menu

Noticias

ABIC revela ganhadores de Prêmio Melhores da Qualidade em evento online

A Abic – Associação Brasileira da Indústria do Café realizou nesta terça-feira (24/11), a partir das 16h, a entrega de prêmios do programa Melhores da Qualidade, realizado anualmente para   reconhecer o sucesso de produtos de excelência da cafeicultura nacional. Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento foi adaptado e apresentado, pela primeira vez, juntamente ao 16º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café – Origens do Brasil a partir do Youtube oficial da Abic. Entre os campeões, o Café Utam Speciale, do Grupo Utam, venceu na categoria Superior Grão dentro do grupo de empresas de grande porte. O evento contou com a participação de gestores das principais empresas de café do mercado nacional e diretoria da entidade.

A premiação, dividida em duas categorias, para produtores de café e para a indústria do setor, foi apresentada pela jornalista e produtora de café, Paula Varejão, e teve a presença do presidente da ABIC, Ricardo Silveira. “Essas premiações representam muito para o nosso setor e nossos negócios, então mesmo para quem ainda não ganhou: permaneça na disputa. É importante para a empresa ter um selo de qualidade como esse e competir pelo prêmio”, disse o presidente durante a transmissão online.

Tomando todos os cuidados necessários em relação à higienização e protocolos da quarentena, o evento foi iniciado com o 16º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café – Origens do Brasil, que premiou safras de 2019. O concurso, realizado pela associação, une produtos, indústrias, cafeterias e varejo visando ampliar o mercado com oferta de cafés de qualidade; e para selecionar os melhores cafés de cada Estado participante.

O produtor campeão é aquele que obtém a melhor pontuação nas avaliações “Júri Técnico” e “Sustentabilidade”, e os jurados fazem suas escolhas se baseando em uma metodologia própria do Programa de Qualidade do Café (PQC), escala de qualidade global. “Esse concurso, que já está na sua 16ª edição, tem por objetivo incentivar a produção de café de alta qualidade, incentivar a sustentabilidade, além de promover as origens produtoras do café do Brasil”, explicou a jornalista.

O PQC, lançado em 2004, avalia o produto final, certifica por categorias de Qualidade, audita o processo e o produto e promove educação para consumo e segurança alimentar. Tem monitoramento de aproximadamente 5 mil coletas/ano, contando com mais de 30 técnicos especializados e quatro laboratórios credenciados na equipe. Os cafés são avaliados por provadores treinados e calibrados.

O Programa Melhores da Qualidade

Já o segundo programa apresentado na transmissão foi o Melhores da Qualidade, que tem o intuito de premiar os torrefadores certificados no Programa de Qualidade do Café - PQC pelo desempenho no período de um ano. Segundo a Abic, os cafés certificados são avaliados sensorialmente pela metodologia do PQC e então podem ser premiados de acordo com as seguintes categorias: Gourmet em Grão, Gourmet Torrado e Moído, Superior em Grão, Superior Torrado Moído, Tradicional e Extraforte.

Além da categoria do café, as empresas participantes também podem ser classificadas por três indicativos: pequeno porte (produz até 500 sacas ao ano), médio porte (produz de 501 até 10.000 sacas ao ano), e grande porte (mais de 10 mil sacas ao ano). “Essa é uma forma de dar reconhecimento às marcas que se destacaram no café nessas categorias. Premiamos os produtos que além de ganharem as melhores notas, receberam selo de qualidade nas suas embalagens”, explicou a apresentadora Paula Varejão.

“Esse prêmio é importantíssimo porque mostra ao mercado as categorias de diferentes cafés, e ele premia empresas de todo porte: pequeno, médio e grande porte. Beneficia o industrial e o produtor”, argumentou também o presidente da Abic.

Para Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que participou do evento, tanto o dinamismo como a capacidade dos homenageados de inovação devem ser “uma inspiração” para todos. “O produto é hoje uma grande fonte de divisas e de fonte e renda do país. Somos o maior produtor e exportador de café, competimos com os maiores produtores do planeta e temos um mercado forte”, defendeu.

O Café Utam Speciale

O Grupo Utam foi campeão da categoria Superior em Grãos, como empresa de grande porte. O produto premiado de destaque foi o Utam Speciale, que tem como atributos o fato de ser um espresso equilibrado, com frescor natural e nuances de chocolate e castanhas. É considerado um café intenso, possui textura amendoada e corpo marcante, e pode ser encontrado no varejo nacional em embalagens de 1Kg em grãos e mais recentemente em 100 gramas de café torrado e moído. A embalagem de 100 gramas é destinada para o rápido consumo e é ideal para produzir 1 litro de café para o preparo em casa (coado ou em cafeteiras especiais) ou até 1,9 litros em máquina profissional Bunn.

Com fala transmitida na premiação, a diretora executiva da marca, Ana Carolina Soares, afirmou que a Utam recebeu o prêmio com muito orgulho. “O prêmio chegou em um momento muito oportuno, quando comemoramos nossos 50 anos: o que nos dá certeza que estamos trilhando nossa trajetória sempre trabalhando em prol dos nossos clientes”. Para ela, a premiação veio para selar um compromisso assinado há muito tempo e que é sustentado até hoje: o de “oferecer produtos de excelência com toda a qualidade que nosso consumidor merece".

Prêmio Abic

Criada em 2006, a premiação reconhece os melhores cafés que obtém as notas mais altas de qualidade global de cada categoria. Os produtos vencedores precisam ter o Selo de Qualidade estampado em suas embalagens.

A seleção das empresas também é feita com base no PQC (Programa de Qualidade do Café), a partir de coletas de aproximadamente cinco mil amostras de café em prateleiras de supermercados, empórios, panificadoras e padarias. Essas amostras são encaminhadas para laboratórios credenciados e avaliadas sensorialmente em uma escala de 0 a 10 pontos, onde o nível mínimo de qualidade tolerado é de 4,5 pontos.

AnteriorRede JPS investe em lojas de conveniências e oferece produtos Utam PróximoUtam Speciale é campeão no Programa Melhores da Qualidade da Abic

©2024 - Café Utam
Matriz: Ribeirão Preto - SP – 16 2101 3101
Filial: Piumhi - MG – 37 3371 2544
São Paulo - 11 3660 1760
Belo Horizonte - 31 3416 7774

Desenvolvido por Projeto Integrado

Projeto Integrado