24 de outubro de 2016
Que o café é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo e que traz diversos benefícios para a saúde todos já sabem, porém, o produto continua sendo um dos mais complexos, atraindo a atenção de inúmeros pesquisadores com novas descobertas. Confira a seguir seis fatos científicos sobre o café que talvez você e muitas outras pessoas não saibam.
1- Você não precisa de café logo depois de acordar
O corpo humano produz um hormônio chamado cortisol, que promove a sensação de alerta. Esse hormônio é liberado de acordo com o período do dia e costuma atingir seu nível máximo assim que saímos da cama. Por isso, tomar café logo após acordar é um desperdício de cafeína: o ideal é esperar algum tempo, pouco mais de uma hora.
2 - O composto químico da cafeína é parecido com um neurotransmissor do sono
Durante o dia, seu cérebro produz níveis naturais de adenosina, que regula a função cerebral. A cafeína “imita” esses receptores, com a mesma função de controlar a intensidade do seu sono. Por acaso, o composto químico dos dois é bastante similar.
3 - Café pode ajudar a prevenir Alzheimer e outras doenças
Um estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina de Lisboa, em Portugal, afirmou que o consumo de café pode retardar os sintomas do Alzheimer. Além disso, outras pesquisas já revelaram que a bebida também diminui os riscos de doenças como diabetes tipo 2, depressão e Parkinson.
4 - Os efeitos da cafeína surgem 10 minutos após o primeiro gole
Um estudo feito pela Universidade de Barcelona, na Espanha, mostrou que, após 10 minutos, a cafeína atinge metade de sua concentração máxima no sangue, suficiente para começar a causar algum efeito.
5 - Abelhas também amam café
O néctar de algumas flores possui níveis pequenos de cafeína, que é usada para atrair abelhas e também pode melhorar a memória do inseto, segundo estudo publicado no periódico Science.
6 - Além da cafeína, vários compostos do café fazem bem para a saúde
Os outros compostos incluem antioxidantes, que protegem o corpo dos malefícios de radicais livres. Essas moléculas causam envelhecimento e estão associadas a doenças como câncer e problemas cardíacos, distúrbios que o café também ajuda a prevenir.
Fonte: Revista Galileu – Adaptado por Grupo Utam
AnteriorCafé com vinho: mistura finaPróximoPrimeiro dia do IFA reuniu palestras, desfiles e expositores©2025 - Café Utam
Matriz: Ribeirão Preto - SP – 16 2101 3101
Filial: Piumhi - MG – 37 3371 2544
São Paulo - 11 3660 1760
Belo Horizonte - 31 3416 7774
Desenvolvido por Projeto Integrado
Projeto Integrado