23 de junho de 2016
A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) lançou, em maio, o programa de certificação para a avaliação do café em cápsula. A metodologia foi desenvolvida durante o ano de 2015, pelo Grupo de Avaliação do Café, do
Sindicafé SP, pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos e pelo Lab Carvalhaes e será gerenciada pelo Instituto Totum. Em 2014 apenas oito torrefadoras atuavam com cápsulas no Brasil e hoje são mais de noventa empresas.
O objetivo é oferecer à indústria de café uma avaliação global do seu produto, abrangendo características como a crema (cor, brilho, persistência, consistência); os atributos da bebida (a exemplo de amargor, adstringência, corpo e sabor) e a sua intensidade (grau de persistência do aftertaste (retrogosto) - avaliado em uma escala de 0 a 10), além de distinções físicas, como peso do café, ponto de torra, granulometria e espessura da crema, entre outras.
Segundo a Abic, neste selo de certificação para café em cápsulas vai constar a intensidade da bebida, que poderá ser impressa nas embalagens.
Fonte: CaféPoint | Adaptado por Portal Grupo Utam
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