Facebook Instagram Contato
Food Service
menu

Noticias

Café brasileiro mostra avanço em sustentabilidade

07 de junho de 2016

Com consumidores cada vez mais exigentes e atentos aos mínimos detalhes da produção de seus produtos, o mercado de café do Brasil tem buscado se adequar, investindo não só em programas para melhorar a qualidade da bebida, como também para trazer mais tecnologia em relação à plantação e colheita dos grãos, promovendo a sustentabilidade.

Um ponto que demonstra a preocupação e a eficiência do setor cafeeiro é que apenas 10% dos 2,2 milhões de hectares de área plantada utilizam água na sua produção, segundo a Fundação Procafé. Boa parte dos recursos hídricos é utilizada na pulverização, enquanto que o processo de pós-colheita possui um consumo de água considerado muito baixo.

A irrigação é outro aspecto que tem despertado a atenção das empresas cafeeiras. Um dos novos sistemas voltados para esse propósito, chamado de "Estresse Hídrico Controlado", possibilita ao produtor suspender a irrigação por até 72 dias.

Um estudo feito pela Embrapa Café aponta que até 30% da área brasileira da cultura de café utiliza métodos de irrigação modernos, com equipamentos que reduzem o uso para uma média de mil litros de água por quilo de café. De acordo com o CeCafé, isso resultou em queda de 50% no consumo do recurso natural em relação há cinco anos.

Fonte: Portal ABIC – Adaptado por Verbo Nostro Comunicação Planejada

AnteriorCafeteria em Santo André oferece linha da Café UtamPróximoMáquinas do Bem

©2025 - Café Utam
Matriz: Ribeirão Preto - SP – 16 2101 3101
Filial: Piumhi - MG – 37 3371 2544
São Paulo - 11 3660 1760
Belo Horizonte - 31 3416 7774

Desenvolvido por Projeto Integrado

Projeto Integrado